Cidadeverde.com

Mortalidade infantil chega a zero com "Mais Médicos" em município do Piauí

Imprimir

O Governo do Estado confirmou que o programa Mais Médicos – com atuação de profissionais de Cuba – zerou a mortalidade infantil no município de Barras ( a 119 km de Teresina). 

Segundo o governo, há 1 ano não morre criança em maternidade e hospitais em Barras. Os resultados são frutos da atuação dos médicos cubanos Omar Diaz e Olívia Rodriguez Gonzalez. 

Os médicos cubanos são professores no curso de Medicina da Universidade Che Guevara. 

O programa está completando dois anos de existência. Nesse período, garantiu 18.240 médicos em 4.058 municípios (73% dos municípios brasileiros) e nos 34 distritos de saúde indígenas.

Os profissionais estão garantindo atendimento a 63 milhões de brasileiros que não contavam com atendimento médico  e que agora encontram atendimento nas unidades de saúde próximas de suas casas.

No Piauí, o programa atende 140 municípios e tem 370 equipes trabalhando no Estado. 

Mais Médicos busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

 

 

Flash Yala Sena (Com informações do Ministério da Saúde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais