Cidadeverde.com

Lei de Flávio Jr. obriga profissionais graduados em educação física nas academias

Imprimir

Um lei de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT), determina que as academias de ginástica e demais estabelecimentos de prática esportiva somente funcionem sob a responsabilidade técnica de um profissional com graduação superior em educação física. A obrigatoriedade está relacionada na lei número 6.760, já sancionada pelo governador Wellington Dias e publicada no Diário Oficial do Estado, do último dia 14. 

Ainda, de acordo com a lei, para a frequência nos estabelecimentos, é obrigatório o preenchimento de um questionário de Prontidão para Atividade Física. O questionário deve ser atualizado periodicamente, junto ainda com uma avaliação física, avaliação funcional e anamnese. “O questionário também deverá ser assinado com um termo de Responsabilidade Física, por parte do aluno. É importante destacar também que o cidadão também terá o direito de apresentar sua avaliação médica no ato da matrícula, que deverá ser arquivada junto com a ficha cadastral”, explicou o deputado, que atualmente está licenciado das atividades legislativas por estar no comando da Secretaria Estadual de Turismo.

A ideia, segundo o deputado, é garantir uma segurança aos praticantes de atividade física, para que os mesmos possam praticar somente aquela atividade que não traga prejuízos à saúde. “Todo mundo sabe que praticar atividade física sem o acompanhamento de um profissional é arriscado. A atividade física ela é benéfica à saúde, mas somente se for feita a maneira correta. Se for feita sem acompanhamento, sem supervisão, pode trazer prejuízos maiores. Por isso, a necessidade da elaboração da lei”, ressalta o parlamentar.

Em caso de descumprimento, as academias estão sujeitas à penalidades, que vão desde advertência, aplicação de multa, até a interdição total ou parcial do estabelecimento. A multa, para esses casos, varia de 500 à 2 mil UFR-PI, a depender do porte da empresa, das circunstancias da infração e do número de reincidências. O Poder Executivo tem 180 dias para regulamentar a lei.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais