Cidadeverde.com

Governador limita gastos com carnaval e só deve liberar recursos de emenda

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) confirmou, na tarde desta terça-feira (19), durante visita às obras de reforma do Clube dos Diários, que limitou o repasse de recursos para festas de carnaval este ano. A decisão foi motivada pela crise financeira que assola o país e a forte seca enfrentada pelo Estado. 

"Nós tomamos uma decisão diretamente pelo Estado e apostamos que o setor privado haverá de fazer os investimentos necessários. Estamos autorizando apenas emendas de bancada ou algumas situações que têm aspectos sociais e culturais, até pela memória", afirmou ao Cidadeverde.com

A decisão de Wellington Dias é parecida com a do governador Camilo Santana, do Ceará, que assinou decreto proibindo que órgãos e entidades estaduais repassem recursos com finalidade de patrocínio ou apoio a eventos relacionados à folia de Momo, com exceção dos investimentos do Edital Carnaval do Ceará, previsto em lei e que apoia manifestações culturais populares, como maracatus e afoxés. Neste ano, o edital disponibiliza R$ 1,1 milhão.

Segundo o governador do Piauí, o Estado vai dar assistência em áreas estratégicas para que as festas aconteçam de Norte a Sul sem grandes problemas. "Limitamos bastante as despesas nessa área (carnaval). Vamos, pelo Executivo, trabalhar aquilo que é próprio do Estado. Vamos cuidar da segurança, cuidar da parte de primeiros socorros de saúde, Corpo de Bombeiros, ou seja, ter ali toda assistência para poder viabilizar um bom atendimento. Isso tanto no litoral, na capital e nas principais cidades aonde tem a realização do carnaval", informou.

No Ceará, o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) chegou a recomendar às prefeituras do interior que não promovam carnavais com recursos próprios em virtude da crise financeira e da seca.

No Piauí, a prefeitura de Piracuruca, município a 196 km de Teresina, decidiu cancelar as tradicionais festas de Carnaval para investir os recursos que seriam utilizados para a contratação de atrações e estruturação da festa, na Saúde da cidade. Segundo o prefeito, Raimundo Alves, cerca de R$ 150 mil eram utilizados para a realização da festa, e agora esse dinheiro será investido em estruturação e melhorias nos postos de saúde municipais.

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais