Cidadeverde.com

Seminário sobre coprodução no cinema acontece no Teatro Torquato Neto

Imprimir

Após uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) constatar que o Piauí não promoveu ações de incentivo à produção cinematográfica, em 2014, os produtores do Estado terão uma chance de reverter esse quadro começa a surgir. 

Trata-se do Seminário “Intercâmbio Cultural no Cinema - Coprodução Cinematográfica Internacional e Produção Piauiense” acontece na próxima terça(02), a partir das 17h30, no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários. O objetivo do evento é motivar a produção cinematográfica e audiovisual piauiense.

O seminário será realizado com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas/Piauí e da Secretaria Estadual de Cultura do Piauí. A entrada é gratuita, para produtores audiovisuais, documentaristas, cineastas, estudantes e demais interessados. 

O evento será ministrado pela jornalista Flávia Rocha, doutoranda da Universidade de Brasília (UnB), que fará um panorama da coprodução cinematográfica realizada no Brasil: os mecanismos públicos de incentivo à coprodução e o desafio de coproduzir com outros países. 

No painel seguinte, apresentará um panorama da coprodução cinematográfica com a Argentina. O material apresentado é o resultado das suas pesquisas de mestrado e doutorado sobre políticas públicas para incentivar a coprodução cinematográfica internacional.
 
“Nos painéis, irei demonstrar casos práticos, as principais dificuldades encontradas pelos realizadores, as vantagens da coprodução e os resultados alcançados em termos de bilheteria, prêmios e circulação internacional”, comenta Flávia. 
 
A abertura dos trabalhos será feita pelo cineasta Cícero Filho e a roteirista, jornalista e mestra em Antropologia Kelma Gallas. Kelma fará um panorama da produção cinematográfica piauiense nos últimos anos. 

O roteirista, produtor e diretor Cícero Filho recentemente participou como personagem do documentário “Passarinho lá de Nova York" (2013), obra de Murilo Salles que está em cartaz em salas de cinema no Brasil, sobre o processo de finalização do último filme de Cícero, “Flor de Abril”. No seminário, Cícero aproveitará a deixa e falará sobre “Porque produzir um filme dá um filme”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email [email protected]. Para isso, basta mandar mensagem com nome e telefone de contato.

 

Página do evento:
brasilcoproducoes.wix.com/inthercine

Programação:

17h30 – Recepção e Exposição de cartazes da ABD-PI
18h – Abertura – com a Profª Mestra Kelma Gallas (roteirista e jornalista) e Cícero Filho (cineasta)
18h30 – Panorama da coprodução cinematográfica no Brasil e os mecanismos de incentivo
(Palestrante: Flávia Rocha, jornalista e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília)
19h30 – Debate (mediadora: Sammara Jericó, professora da UESPI e da Estácio CEUT, e coordenadora da Semana do Audiovisual da UESPI)
19h50 – Coffee break
20h10 – 10 anos de ABD-PI  –  (convidado: Roberto Sabóia, Coordenador Estadual do Programa Cultura Viva no Piauí, sócio fundador da ABD/PIAUÍ)
20h40 - Conclusões do Seminário e Debate.
21h – Encerramento.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais