Cidadeverde.com

Cerca de 225 mil devem declarar renda no Piauí, diz delegado da Receita Federal

Imprimir


Segundo o delegado da Receita Federal, Eudimar Alves, cerca de 225 mil pessoas deverão fazer a declaração de Imposto de Renda no Piauí neste ano. A informação foi anunciada durante entrevista ao Jornal Cidade Verde desta quinta-feira (11). No ano passado, cerca de 200 mil pessoas realizaram a declaração. A expectativa é de que 28,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração em todo o país. 

O delegado também comentou algumas mudanças como as relacionadas aos profissionais das áreas de saúde, de odontologia e de advocacia que recebem rendimentos de pessoas físicas, pois terão que informar à Receita o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente (antes o valor era informado de forma global).
 
Para o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a medida “trata-se de um mecanismo que evita que contribuintes que tenham despesas médicas altas, por exemplo, tenham sua declaração retida em malha".

Além disso, a Receita Federal anunciou a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 anos ou mais; antes a idade era a partir dos 16 anos. 

Para Eudmiar "é preciso ter atenção aos detalhes porque qualquer omissão poderá ser detectada. Rendimento de aluguel antigo, precatórios recebidos durante o ano, por exemplo, precisam ser declarados". 

O gerente comercial Renato Torres, que já caiu na malha fina, comentou que é necessário ter atenção para não esquecer nenhum detalhe. "Ainda hoje pago a mensalidade", lamentou.
    
Prazo de entrega 

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de entrega, que vai de 1º de março a 29 de abril, sendo que a partir do dia 25 de fevereiro o rascunho da declaração estará disponível apenas para importação de dados; as demais funções serão retomadas no dia 2 de maio como rascunho da declaração de 2017.

Saiba mais sobre as regras do IRPF 2016:

 

Carlienne Carpaso

Com informações da Receita Federal

redacao@cidadeverde,com 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais