Cidadeverde.com

Carioca: Vasco e Flamengo voltam a se encontrar em São Januário

Imprimir

Vasco e Flamengo voltarão a disputar o Clássico dos Milhões em São Januário depois de 11 anos, no próximo domingo.

A casa dos cruz-maltinos, que era palco dos principais jogos até a construção do Maracanã na década de 50, terá a mesma segurança adotada na partida contra o Corinthians, em novembro do ano passado, pelo Brasileirão, que rendeu o título da competição ao time paulista.

Na ocasião, um grande alarde foi feito antes do duelo, principalmente em São Paulo, em função de possíveis riscos que os corintianos poderiam sofrer na ida ao estádio.

Com a carga de ingressos dividida entre 90% para o mandante e 10% para os visitantes, o jogo transcorreu sem maiores problemas.

E a ação será repetida no próximo dia 14. Apenas 1.900 ingressos foram disponibilizados para a torcida rubro-negra, e mais de 500 policiais farão a segurança do local.

O motivo desses números? Na última vez que estiveram no local, aconteceu uma grande confusão entre os torcedores rubro-negros com os policiais que faziam a segurança. Na ocasião, o Vasco venceu a partida válida pelo Brasileiro por 2 a 1, em 2005.

Vale lembrar que além da confusão, o banheiro destinado aos visitantes também ficou completamente destruído.

Desta vez, os dirigentes do Vasco conseguiram todos os laudos técnicos para a liberação do estádio para receber qualquer tipo de partida – um ponto que era buscado há alguns anos.

MP sugere retirar clássico de São Januário; mas Gepe garante:

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) demonstrou preocupação com a realização do clássico em São Januário, e enviou uma carta à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) solicitando uma troca de estádio por conta de possíveis problemas na segurança. No entanto, a Federaçã garantiu o jogo no local, enquanto o Gepe sustenta que não há motivos para mudança.

"O estádio não tem estrutura para a divisão igual de torcedores. Mas a proporção de 90% e 10% é viável. E, na verdade, o problema nem é o estádio, mas o torcedor que vai ao jogo para brigar. No ano passado (no dia 22 de fevereiro), mais de 100 pessoas foram presas num jogo Fluminense x Vasco disputado no Engenhão", destacou o comandante do Gepe, Silvio Luiz.

Torcedor já ficou sem Maracanã três vezes:

Como  já foi mencionado anteriormente, antes da Era Maracanã, a maioria dos clássicos eram disputados em São Januário. No entanto, à partir dos anos 50, a 'casa' das partidas passou a ser o Maraca, que oferece mais segurança aos torcedores cariocas.

Porém, quando o estádio fecha para reformas, um grande problema surge para os clubes cariocas.

1992 - Acidente decretou reforma

Em 19 de julho de 1992, na final do Campeonato Brasileiro, a grade da arquibancada cedeu, causando a morte de três pessoas. O acidente deixou o Maracanã fechado por sete meses, e o Campeonato Carioca, que era realizado no segundo semestre, teve como palco principal São Januário.

Assim, o Flamengo jogou na Colina e conseguiu dois empates em 1 a 1 com os donos da casa.

2005 - O último confronto até então

O Maracanã ficou fechado entre abril de 2005 e janeiro de 2006 para obras Pan-americanos de 2007. Dessa vez, a estrela não foi tampouco São Januário. No entanto, no mando de campo do Vasco, a equipe venceu por 2 a 1, mas uma grande confusão ocorreu entre os torcedores e a polícia.


Fonte: GOAL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais