Cidadeverde.com

Colesterol é tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã

Imprimir

Nesta terça(23), o Notícia da Manhã falou no quadro Saúde sobre o Colesterol, um tipo de gordura que circula na corrente sanguínea, que em excesso aumenta riscos de doenças cardiovasculares, como derrame e infarto.

Embora seja considerado um vilão para a saúde, o colesterol é essencial para algumas funções no organismo, pois ajuda na regeneração dos tecidos e órgãos e na produção de hormônios sexuais e da vitamina D.

Portanto, existe o colesterol considerado bom, que é o HDL, o qual retira o colesterol mau do corpo e leva para o fígado para ser metabolizado e eliminado do organismo. E o ruim, chamado LDL, que é perigoso e reduz o fluxo de sangue para órgãos importantes como coração e cérebro, além de interromper artérias e favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Para manter os níveis de colesterol dentro da normalidade, cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas são recomendados. Aconselha-se, por exemplo, o consumo de alimentos com menos gordura, especialmente as saturadas, presentes em carnes vermelhas, gema de ovos, manteiga, e em qualquer tipo de frituras. Como sugestão de uma alimentação saudável recomenda-se a ingestão de frango, peixe, ameixa, frutas e verduras em geral.

No estúdio do telejornal, o médico cardiologista, Maurício Paes Landim, explicou que a atividade física influencia bastante no aumento do bom colesterol. Ele disse ainda que a maior parte do colesterol ruim é produzido no fígado e que fatores genéticos influenciam nisso, mas o estilo de vida ajuda muito para que esse colesterol não entre nas paredes das artérias.

"O colesterol ruim, que é o LDL, tem essa propriedade de penetrar na parede dos vasos e promover um acúmulo dessa gordura nas suas camadas e obstruir a passagem do sangue, enquanto o bom colesterol faz o trajeto reverso", resumiu.

O especialista informou também que dependendo do nível absoluto do colesterol ruim e de outros fatores como idade do paciente e índice de massa corporal, o tratamento é medicamentoso, mas que precisa ser associado com o estilo de vida.

O cardiologista alertou que colesterol elevado não dá sintoma nenhum. "Colesterol alto é uma condição silenciosa que quando aparecem as complicações já são de uma forma muitas vezes aguda", explicou.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre Colesterol!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais