Cidadeverde.com

Movimento quer reduzir em 50% número de acidentes de trânsito no Piauí

Imprimir

Pelo menos seis pessoas morrem por mês em Teresina vítimas de acidentes de trânsito. Os dados são baseados em levantamento realizado no primeiro semestre do ano passado. A partir desta quinta-feira (05), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), juntamente com os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, desenvolvem atividades alusivas ao Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito. 

"Todo mundo pode fazer sua parte para que não haja tantas mortes no país", disse Sandro Costa, especialista em trânsito. 

As ações têm como objetivo sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza 3 mil mortes por dia em decorrência de acidentes automobilísticos. O Brasil é o 5º país do mundo que mais perde vidas em tragédias no trânsito.

O balanço da Strans referente ao ano passado mostra ainda que - durante todo o primeiro semestre de 2015- 5.446 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito; Destas 973 ficaram feridas e 80 vieram a óbito.

"Os laudos periciais comprovam muitas ocorrências por avanço de preferencial, desobediência à sinalização no geral e falta de manter a distância regulamentada entre os veículos", explica a tenente Darivanda Morais, Ciptran.

Durante o dia de hoje, diversas ações educativas ocorrem no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. 

"Nesta campanha, vamos tentar abranger todos os usuários de automóveis, todas as pessoas que utilizam o nosso trânsito para reduzir em 50% os acidentes de trânsito.O maiores vitimados são condutores de motocicletas, cerca de 84%. Isso tanto aqui na Capital como no interior. Os acidentes ocorrem porque que os condutores dos veículos não tem preocupação com que está ao seu lado. Cada um tem que fazer a sua parte", destaca o diretor de registros do Detran-PI , Wilson Gomes

Maio Amarelo – Atenção Pela Vida

Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos e prédios e monumentos públicos recebem uma iluminação especial. Em Teresina, a Ponte João Isidoro França – a Ponte Estaiada – em alusão ao mês ficará com a iluminação amarela.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais