Cidadeverde.com

Piauí tem 115 casos suspeitos de H1N1; Sesapi investiga 11 óbitos pela doença

Imprimir

Em uma semana, o número de casos suspeitos de Influenza H1N1 no Piauí aumentou de 106 para 115 notificações. A atualização dos dados foi divulgada nesta terça-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde. De janeiro de 2016 até agora, foram 115 casos, sendo 10 deles oriundos de pacientes do Maranhão.

O relatório epidemiológico semanal também apontou que os municípios com maior incidência de casos foram Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Timon (MA).

Amélia Costa explica que “as amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo. Acredita-se que o retardo no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos”.

Com relação à quantidade de mortes pela doença, a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, afirmou que “até o dia 20 de maio, mantiveram-se notificados 11 óbitos suspeitos de H1N1, o que corresponde a 9,6% do total”. 

Até o momento, dos 115 casos notificados, somente 2 tiveram resultado laboratorial confirmados para H1N1, 14  para Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG) não especificada, um caso foi isolado o Adenovírus e 98 aguardam resultados laboratoriais para o seu encerramento.

Ações preventivas

Na oportunidade, a Sesapi alertou que as pessoas precisam realizar ações preventivas para evitar a doença como, por exemplo, a higienização das mãos, principalmente, antes de consumir alimentos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Da Redação
redaçã[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: gripeh1n1