Cidadeverde.com

Firmino e Dr. Pessoa saem na frente na primeira pesquisa do Ibope; veja números

Imprimir

Na noite desta segunda-feira (22), foi divulgada a primeira pesquisa do instituto Ibope com as intenções de voto para prefeito de Teresina nas eleições municipais de 2016. Os números foram favoráveis aos candidatos Firmino Filho (PSDB), que tenta a reeleição, e DR. Pessoa (PSD), deputado estadual que aparece em segundo lugar nas intenções de voto. 

Entre várias questões, a pesquisa perguntou: "Se a eleição para Prefeito de Teresina fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?"

O resultado da pesquisa estimulada foi: 

Pesquisa estimulada - Se a eleição para Prefeito de Teresina fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? 
Firmino Filho (PSDB) - 46%
Dr. Pessoa (PSD) - 27%
Amadeu Campos (PTB) - 12%
Lourdes Melo (PCO) - 2%
Francisco das Chagas “Quem-Quem” (PTN) - 1%
Everton Diego (PSOL) - menos de 1%
Luciane Santos (PSTU) - menos de 1% 

Ninguém/ Nenhum/ Branco/ Nulo - 8%
Não sabe / Não respondeu - 4%

Foram revelados também dados da pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado. Nessa situação, os números foram os seguintes:

Pesquisa espontânea: Se a eleição para PREFEITO fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito de Teresina? 
- Firmino Filho (PSDB) - 33%
- Dr. Pessoa (PSD) - 12%
- Amadeu Campos (PTB) - 5%
- Outros candidatos - 2%

- Não sabem ou preferiram não opinar - 33%
- Brancos e nulos - 17%

Foram perguntados também os índices de rejeição de cada candidato e a avaliação da administração do prefeito Firmino Filho. Veja os números:

Índice de rejeição - Dentre estes candidatos a Prefeito de Teresina, em qual o(a) sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM? Mais algum? Algum outro? 
Francisco das Chagas “Quem-Quem” (PTN) - 44%
Lourdes Melo (PCO) - 39%
Amadeu Campos (PTB) - 32%
Firmino Filho (PSDB) - 30%
Everton Diego (PSOL) - 26%
Luciane Santos (PSTU) - 25% 
Dr. Pessoa (PSD) - 17%
Não opinou - 8%
Poderia votar em todos - 0%

Avaliação da administração do prefeito Firmino Filho - De uma maneira geral, como o(a) sr(a) classifica a administração do Prefeito Firmino Filho? O(A) sr(a) acha que ela está sendo: 
Regular - 46%
Ótima ou Boa - 38% 
Ruim ou Péssima - 15%
Não sabem avaliar - 1%

A pesquisa não incluiu o nome do ambientalista Francisco Soares (REDE), que só registrou candidatura em 18 de agosto, dois dias depois do trabalho ser registrado na Justiça Eleitoral.  

Foram entrevistadas 602 pessoas entre os dias 17 e 22 de agosto. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro e de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Rádio Clube de Teresina S/A e registrada na Justiça Eleitoral com o número PI-06717/2016.

O questionário ainda inclui pesquisa espontânea para prefeito e perguntas que avaliam o nível de interesse do teresinense pelas eleições, os principais problemas da cidade e a avaliação das administrações do governador Wellington Dias (PT) e do presidente interino Michel Temer (PMDB). Esses dados da consulta ainda não foram divulgados. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais