Cidadeverde.com

HUT bate novo recorde de cirurgias em agosto desse ano

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) bateu novo recorde mensal de cirurgia. Somente no mês de agosto de 2016, foram realizadas 1.415 cirurgias, o que corresponde a uma média de 46 cirurgias por dia. A quantidade é a maior registrada em um mês, desde a inauguração do hospital no ano de 2008. O recorde mensal anterior tinha sido de 1403, verificado em maio de 2016.  

De acordo com a estatística do hospital, mais da metade das cirurgias foram ortopédicas. Das 1.415 cirurgias realizadas em agosto, 58% foram ortopédicas. Outro dado relevante é que, considerando-se separadamente cada mês, do período de janeiro a agosto dos anos de 2008 a 2016, foi verificado que o número de cirurgias em cada mês de 2016 foi superior aos números de procedimentos registrados nos meses idênticos dos anos anteriores.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, o aumento do número de cirurgias verificado este ano foi resultado do grande esforço da gestão: “A demanda de pacientes é crescente, o número de acidentes de trânsito é cada vez maior. Os pacientes vindos do interior do Piauí e de parte do Maranhão não param de chegar. Por esse motivo, investimos cada vez mais para resolver o problema do paciente.”, afirma.
  
O secretário acrescenta ainda que o investimento de recurso financeiro é alto: “Essa situação nos obriga a melhorar dia-a-dia a resolutividade do hospital, por isso atingimos esse número extraordinário de 46 cirurgias diárias, totalizando 1.415 no mês. O sacrifício financeiro é enorme, os gastos são grandes, mas temos conseguido atender a todos com dignidade e temos evitado pacientes nos corredores, como era no passado”, conclui. 
 
A Prefeitura de Teresina tem realizado várias ações positivas que possibilitaram o aumento de cirurgias e diminuição de macas nos corredores do HUT. Entre elas, se destaca a ampliação em 50% do centro cirúrgico e aquisição de equipamentos de última geração. Outra ação importante foi a conclusão da reforma e ampliação do pronto-atendimento. A Prefeitura também contratou novos profissionais de saúde. Houve aumento do número de leitos de UTI e mais 20 estão em construção.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais