Cidadeverde.com

Oito agências já foram autuadas por irregularidades na greve dos bancos

Imprimir

Com as constantes reclamações de clientes sobre a falta de cédulas em caixas eletrônicos, o Procon iniciou um trabalho de fiscalização e pelo menos oito agências já foram autuadas somente na capital. A greve dos bancos já entra no 22° dia e nesta quarta-feira (28) será realizada uma reunião nacional para a tentativa de acordo.

Quem precisou sacar dinheiro teve que ter muito tempo livre nesta quarta-feira, principalmente nas agências bancárias do centro de Teresina. Em uma agência da Praça Rio Branco, clientes reclamavam que apenas um caixa eletrônico estava com dinheiro para saques. 

De acordo com o coordenador do Procon em Teresina, Edvan Carvalho, algumas das reclamações mais frequentes são as relacionadas a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e falta de pessoal para atendimento, já que pela lei é obrigatório um efetivo de 30%. “O direito a greve é previsto na constituição. A Lei determina que cumpram os 30% e o Procon está constatando isso, tem feito papel de autuações e durante toda greve continua fazendo fiscalização para inibir prática que são lesivas aos consumidores. Problema comum é falta de envelope e falta de cédulas nos caixas eletrônicos. Situações de aposentados esperando para ser atendidos, principalmente para a prova de vida, em que tem que provar ao banco que está vivo”, destaca em entrevista ao Jornal do Piauí.

O coordenador destaca que já entrou em contato com as agências para saber a origem dos problemas, mas que há um grande desencontro nas informações. “Os bancos alegam uma coisa e colocam o problema no sindicato, que não teria deixado servidores atendam mais consumidores. Um fica jogando pro outro”, explica.

Na tarde desta quarta-feira, a coordenação nacional da greve terá uma reunião com membros da Fenaban – Federação Nacional dos Bancos – em que aguardam uma proposta. A expectativa da categoria é de que a Fenaban ofereça nova proposta, diferente da que já foi rejeitada pela categoria: 7% de aumento e R$ 3,3 mil de abono. Os bancários exigem reajuste de 9,62% e 5% de aumento real, além de outras questões. 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais