Cidadeverde.com

Monica Iozzi é condenada a pagar multa de R$ 30 mil a ministro Gilmar Mendes

Imprimir

 

A apresentadora e atriz Monica Iozzi foi condenada a pagar uma multa de R$ 30 mil ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por conta de uma publicação em sua conta no Instagram, feita em maio. Na publicação, Monica reproduziu a notícia de que Mendes concedeu habeas corpus ao médico Roger Abdelmassih, condenado por 58 estupros de pacientes, com a mensagem: "Se um ministro do Supremo Tribunal Federal faz isso... Nem sei o que esperar..." e uma frase em cima do rosto do ministro que diz "cúmplice?".

Gilmar Mendes abriu processo contra Monica Iozzi pedindo indenização por danos morais. Além da multa, a atriz deve arcar com os custos do processo e os honorários advocatícios. O juiz Giordano Resende Costa, responsável pelo processo, concluiu, em 21 de setembro, que Monica podia opinar, mas não "violar a dignidade, a honra e a imagem" de Mendes. Ele avaliou ainda que a apresentadora é uma pessoa pública e, por isso "sua liberdade de expressão deve ser utilizada de forma consciente e responsável". No texto da decisão, Giordano diz ainda que o texto de Monica sugere "cumplicidade (de Gilmar Mendes) ao crime de estupro, tornando questionável o seu caráter e imparcialidade na condição de julgador, fato suficiente para atingir a sua honra e imagem".

O ex-médico Roger Abdelmassih, de 72 anos, foi condenado a 181 anos de prisão por crimes de estupro e manipulação genética irregular. Atualmente, ele cumpre pena no presídio de Tremembé, interior do estado de São Paulo. Em 2010, foi condenado a 278 anos de prisão, mas não cumpriu a pena graças ao habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu a ele o direito de responder em liberdade. Em 2011, o habeas corpus foi revogado, mas Abdelmassih não se apresentou à polícia e passou a ser procurado como foragido. Foi achado pela Polícia Federal em 2014, morando no Paraguai. No mesmo ano, sua pena foi reduzida para 181 anos, 11 meses e 12 dias pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.


Monica Iozzi costuma externar suas opiniões políticas nas redes sociais. Seu post mais recente no Instagram é uma imagem do candidato a prefeito no Rio de Janeiro Marcelo Freixo, do PSOL. Recentemente, ela publicou imagens relacionadas a Aécio Neves, Eduardo Cunha e principalmente ao governo de Michel Temer.

Fonte: Zero Hora

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais