Cidadeverde.com

Quatro são presos na Operação IL CAPO deflagrada pelo Gaeco

Imprimir

Quatro o número de presos na operação IL CAPO, que prendeu a quadrilha liderada pelo ex-procurador de justiça, Emir Martins Filho. O inspetor Fabrício Loiola confirmou que uma sobrinha de Emir foi presa ontem (24) à tarde, ao desembarcar no Aeroporto de Teresina. Fabrício falou ao chegar na sede do Gaeco, bairro Jóquei Clube, onde haverá coletiva de imprensa com o promotor de justiça Rômulo Cordão. 

O promotor vai detalhar, em coletiva oficial, todo o esquema da quadrilha de corrupção desenvolvido no MPE, de 2004 a 2008. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão, sendo 11 contra parentes de Emir. O último é contra um prestador de serviços do Ministério Público. Até agora foram confirmadas as prisões de Emir, seu filho, Tiago Sauders Martins, sua nora, Susyane Araujo Lima Sauders Martins, a ex-esposa Maria da Gloria, sua sobrinha e a sexta pessoa presa não teve o nome divulgado.

De acordo com o promotor em entrevista ontem (24), o esquema funcionava de diversas formas.Uma delas consistia em incluir nome de familiares, na folha de pagamento do Ministério Público do Estado, que sequer tinham matrícula no órgão. Outra forma de atuação consistia no aliciamento de estagiários que recebiam salários de R$ 30 mil, quantia que era depois destinada às contas do ex-procurador. 

"Foi um enorme esquema montado e havia várias formas de desviar esse dinheiro. Podemos afirmar que, por baixo, R$ 8 milhões foram desviados. Isso porque apuramos apenas a atuação na folha de pagamento, questões como fraudes em licitações serão apuradas posteriormente de outra maneira, não pelo Gaeco", disse Cordão. 

 

Yala Sena (Flash)
Maria Romero (Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais