Cidadeverde.com

Professora analisa tema da prova de redação do Enem

Imprimir


“Caminhos para combater o racismo no Brasil”. Este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adiado, aplicado em todo o país ontem (04). No Piauí, cerca de 5 mil candidatos fizeram as provas. Para a professora Patrícia Lima, o tema era prevísivel, tendo como base a proposta apresentada aos candidatos durante a realização do Exame em novembro.

"Era um tema previsto, levando em consideração, a primeira prova do Enem que discutiu o combate aos crimes de intolerância religiosa no Brasil. Desta vez, a escolha da prova também foi boa e pertinente. Neste ano, tivemos muitos casos de racismo, injúria racial, preconceito e discriminação. Então, já era uma tema esperado", disse a professora.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ela relembrou que- durante o ano letivo- o tema foi abordado em sala de aula por meio de debates a cerca das principais causas e consequências e, principalmente, dos caminhos para se combater a intolerância quanto a cor da pele. 

"O candidato poderia ter feito uma contextualização histórica. Afinal, o racismo é oriundo de uma sociedade que durante muito tempo discriminou os afrodescendentes, os negros. Apesar da abolição da escravatura em 1888, ainda hoje percebemos essa discriminação", disse a professora. 

Patrícia Lima destaca também que o uso da internet como ferramenta para potencializar as denúncias de racismo também poderia ter sido abordado pelo candidatos. 

"Tivemos, por exemplo, o caso da jornalista Maria Júlia Coutinho, da atriz Taís Araújo e mais recentemente da filha do ator Bruno Gagliasso. A internet é potencializadora de difusão, ao mesmo tempo que, a internet pode ser um caminho para minizar essa problemática por meio de denúncias, sites que possam vir a informar mais a população sobre como se proteger", finaliza. 

A correção das provas de Redação é baseada na análise de cinco competências: aspectos linguísticos, adequação ao tema, argumentação, organização geral do texto e propostas de intervenção para minimizar a problemática apresentada. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais