Cidadeverde.com

Após flagrante de ratos, delegacia em Teresina contará com tratamento do lixo

Imprimir

O vídeo de ratos circulando livremente pela Central de Flagrantes de Teresina foi um dos assuntos mais comentados durante a semana. A situação foi denunciada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol) que afirma que a situação de insalubridade se estende por outras delegacias do Piauí. A delegada Ana Luiza, coordenadora da Central de Flagrantes da Capital, reconhece o problema e diz que é recorrente. Contudo, medidas já estavam sendo tomadas para impedir a proliferação dos roedores. 

A retirada de veículos do pátio da delegacia foi uma das ações adotadas, segundo Ana Luiza. 

"Tínhamos mais de 200 veículos no pátio interno, o que dificultava a limpeza do espaço, que é propício para a existência de ratos. Com a inauguração do pátio da secretaria de Segurança Pública, conseguimos retirar 150 veículos, entre carros e motos. Todavia, ainda existem veículos que precisam ser retirados para que possamos concluir a limpeza da área e finalmente retirar os abrigos dos ratos", disse Ana Luiza acrescentando que a remoção de alguns veículos é demorada e onerosa. "Muitos veículos não funcionam mais e temos que retirá-los de reboque", acrescenta. 

A coordenadora da Central de Flagrantes fala ainda em um projeto que consiste no tratamento do lixo orgânico e conscientização de funcionários. 

"A questão relacionada ao ratos é recorrente. A insalubridade não vai cessar até mesmo porque é decorrente da nossa própria atividade. Manuseamos, por exemplo, utensílios manchados de sangue e drogas, que são materiais insalubres. Além disso, temos um contingente considerável de presos que produzem bastante lixo orgânico. Precisamos nos preocupar com o tratamento que é dado aos resíduos sólidos. Já temos em mãos um projeto para tratamento dos resíduos sólidos produzidos na Central. O projeto trata do acondicionamento correto desse material e a separação daquilo que será reciclável. Paralelamente, vamos trabalhar com a conscientização de todos que aqui trabalham para que todos colaborem", disse a delegada. 

O flagrante de roedores na delegacia ocorreu no último domingo (08). 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais