Cidadeverde.com

Criança é diagnosticada com meningite; Saúde nega surto

Imprimir

Os sintomas da doença ocorrem devido à inflamação das meninges, tecido que envolve o cérebro e a medula

Uma criança da rede particular de ensino, em Teresina, foi diagnosticada com meningite. O Cidadeverde.com apurou que a uma escola da Capital enviou comunicado aos pais dos alunos informando sobre o suposto surto da doença. Contudo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que não há motivo para alarde, uma vez que, a doença não é do tipo meningocócica, ou seja, as pessoas que tiveram contato com a criança, não precisam ser submetidas a exames ou medicação. 

A criança infectada- que não teve a idade confirmada- foi medicada e está em casa. A FMS reforça que não há surto da doença na cidade.

A diretora geral do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Maria das Dores Rocha, explica que a meningite do tipo não-meningocócica, geralmente, é transmitida por vírus, e é uma forma menos grave da doença. 

"Todos os dias temos casos de meningite viral, não significa epidemia, são casos comuns, a evolução é boa, é um tipo da doença que não é transmitida de pessoa para pessoa. Só devemos nos preocupar quando há registro da meningocócica, pois é uma doença grave que requer, inclusive, o isolamento do paciente por 48 horas", esclarece maria das Dores. 

As meningites consistem em infecções nas membranas que protegem o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal) e podem ser causadas por vários agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos, protozoários)

Entre os sintomas mais comuns da meningite estão: febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos. Normalmente, os sintomas da meningite viral duram entre 7 a 10 dias até que o vírus seja eliminado do organismo do paciente. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais