Cidadeverde.com

Advogados são presos suspeitos de grilagem de terras no interior do Piauí

Imprimir

Atualizada às 10h31

O Tribunal de Justiça (TJ-PI) se manifestou sobre a Operação Sesmaria e disse em nota que o juiz aposentado Cícero Rodrigues foi preso enquanto advogado. De acordo com o tribunal, ele deixou de exercer as funções de juiz quando foi afastado da magistratura mediante sentença condenatória em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) do TJ-PI.

Leia a nota:

"Sobre a ''Operação Sesmaria', deflagrada nesta sexta-feira (03/03) pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), juntamente com a Polícia Civil, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) informa que Cícero Rodrigues foi preso enquanto advogado. Esclarece que ele deixou de exercer as funções de juiz quando foi afastado da magistratura mediante sentença condenatória em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) do TJ-PI"

Atualizada às 9h50

Dois dos suspeitos presos na operação Sesmaria deixaram a sede do Greco na zona Leste de Teresina. O agrimensor José Robert Leal Rocha e o advogado Manoel de Sousa Cerqueira seguiram escoltados em viaturas da Polícia Militar até o Instituto Médico Legal de Teresina (IML) onde farão exames de corpo de delito. Os outros dois detidos ainda estão sendo ouvidos. Após prestarem depoimento eles permanecerão presos no quartel do Corpo de Bombeiros.

O presidente da Associação dos Magistrados, Tiago Brandão, esteve no Gaeco e disse que a Amapi dará todo o suporte necessário ao juiz aposentado Cícero Rodrigues detido na operação.

"O papel da Associação dos Magistrados  nesse episódio foi visitar o juiz aposentado e dar o amparo necessário para que ele tenha assessoria jurídica necessária para oferecer a sua defesa", declarou o presidente.

Matéria original

Dois advogados, um juiz aposentado (que atualmente também é advogado) e um agrimensor foram presos durante operação Sesmaria deflagrada na manhã desta sexta-feira (03) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com a Polícia Civil do Piauí. Os suspeitos comandariam um esquema de grilagem de terras, ou seja, com uso de documentação falsa, se apropriavam de terras públicas e as repassavam para terceiros.

"O juiz se utilizava das decisões judiciais para facilitar a subtração de terrras que eram do Estado para terceiros.O agrimensor era responsável por dar legitimidade as dimensões fraudulentas das terras e sequer ia ao local medir os terrenos. Após a alteração, as terras eram vendidas para pessoas que se tornavam vítimas, e acabavam comprando um terreno menor do que era na verdade. No papel, algumas áreas aumentavam em até 800%. A investigação é oriunda da comarca de Canto do Buriti. Com as prisões, vamos apurar a investigação e não descartamos novas prisões", disse o coordenador do Gaeco, promotor Rômulo Cordão. 

Os advogados presos foram identificados como Manoel de Sousa Cerqueira Júnior, Linconl Hermes Saraiva Guerra, Cícero Rodrigues, que na época do suposto crime era juiz, mas atualmente atua como advogado, e o agrimensor José Robert Leal.

"A missão da OAB-PI é acompanhar desde a prisão para asssegurar que eles estão recebendo tratamento como prevê legislação", disse Silvânia Leal.

Os alvos da operação são acusados de praticar crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.A investigação teve início em 2013.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Gorete Santos (TV Cidade Verde)

  • gaeco5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco9.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco10.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco11.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • gaeco4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais