Cidadeverde.com

FGV: Confiança da indústria avança 1,1 ponto em maio ante abril, para 92,3 pontos

Imprimir

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 1,1 ponto em maio ante abril, alcançando 92,3 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (97 pontos), informou nesta segunda-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a coordenadora da Sondagem da Indústria, Tabi Thuler Santos, apesar do avanço no mês, os resultados da Sondagem ainda indicam insatisfação do setor com o momento presente e manutenção de elevados níveis de ociosidade. “As expectativas do setor são um pouco mais favoráveis. Ainda assim, combinam, no momento, uma calibragem para baixo das perspectivas para o ambiente de negócios e para o total de pessoal ocupado no setor com previsão de aceleração da produção no curto prazo”, diz.

A alta na confiança industrial ocorreu em oito de 19 segmentos pesquisados e houve elevação tanto nas expectativas dos empresários quanto no indicador que mede a situação atual. O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,3 ponto, para 95,7 pontos e o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,7 ponto, para 89,0 pontos.

No IE, a maior contribuição foi dada pelo quesito que mede as expectativas com a evolução da produção, que subiu 5,8 pontos em maio, atingindo 99,0 pontos. Neste período, houve elevação da proporção de empresas que prevê aumentar a produção nos três meses seguintes, de 32,1% para 34,7%, e recuo na parcela das que esperam reduzir a produção, que passou de 22,8% para 18,4% do total.

Já dentro do ISA, o destaque foi o indicador que avalia a demanda, que teve elevação de 4,7 pontos, para 87,6 pontos, após cair 1 ponto e influenciar negativamente o ISA em abril. O movimento mais otimista de maio deve-se à queda em maior magnitude da parcela das empresas que vê a demanda como fraca (de 45,7% para 31,3%) em relação à redução da fatia que considera a demanda forte (8,3% para 7,7%).

Entre abril e maio, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) permaneceu estável em 74,7%.

A edição de maio de 2017 do ICI coletou informações de 1.130 empresas entre os dias 2 e 24 deste mês. A próxima divulgação desse indicador será no dia 28 de junho de 2017, sendo que a prévia do resultado será publicada no site do Ibre no dia 22 de junho.


Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais