Cidadeverde.com

Flávia Rocha e Dácia Ibiapina lançam livro sobre cinema no SALIPI

Imprimir

A jornalista Flávia Rocha e a cineasta Dácia Ibiapina lançam livro nesta quinta-feira (08). "Cinema Brasileiro e Coprodução Internacional" será lançado às 17h30, no Bate-Papo Literário do 15º Salipi. O evento ocorre no Espaço Rosa dos Ventos na UFPI.

Este livro, realizado por Flávia Rocha e Dácia Ibiapina, certamente será uma referência para estudantes e professores de cinema e audiovisual, cineastas e agentes culturais. O fio condutor é compreender a política pública de apoio à coprodução cinematográfica internacional, no seu cruzamento com a preocupação de inserir o cinema “brasileiro” no mercado “global”.

A obra contem informações relevantes para quem sonha em fazer cinema em parceria com artistas e/ou financiadores de outros países. Além de um levantamento de dados, acordos, editais e programas de apoio à coprodução, o livro traz o resultado de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre o tema e de entrevistas em profundidade com cineastas brasileiros, diretores e assessores internacionais da Ancine, do Ibermedia e do Programa “Cinema do Brasil”.

O livro analisa alguns longas-metragens brasileiros realizados em coprodução internacional, adentrando nos bastidores das negociações, dos intercâmbios culturais e dos resultados dos filmes. As autoras apresentam como está se dando a busca pela abertura de novos espaços para o cinema brasileiro, para além da expansão e ocupação do mercado interno; no país que é o segundo maior produtor de filmes na América Latina.

Cinema Brasileiro e coprodução internacional remete também às liberdades individuais dos profissionais de cinema, como o interesse em seguir carreiras internacionais: liberdade de vislumbrar a oportunidade de ter suas obras vistas por outros públicos, outras culturas, outros hábitos, outros valores, outras percepções; a oportunidade de ser percebido com maior valorização, de ganhar maior reconhecimento, de ser visto na ‘selva global’”. Com esta obra, o leitor terá muitos subsídios para repensar o cinema brasileiro contemporâneo, bem como as vantagens e dificuldades inerentes a esse modo de produção cinematográfica.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais