Cidadeverde.com

Presos dependentes químicos terão opção por tratamento

Imprimir

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Pastor Gouveia, da Casa do Oleiro

Em entrevista no Cidade Verde Notícias desta quinta-feira (8), o pastor José Gouveia de Oliveira, líder da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, afirmou que não haverá internação compulsória de presos que forem dependentes químicos no Piauí. Segundo ele, ao serem detidos em flagrante, as pessoas selecionadas terão a opção de escolherem entre o presídio e o tratamento em uma instituição conveniada.

Ontem, também na Rádio Cidade Verde, o secretário estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu, afirmou que haverá internação compulsória de presos em flagrante cujos crimes estejam relacionados com sua dependência química. Eles passarão por uma equipe multidisciplinar e serão encaminhados para tratamento ao invés do presídio. 

Pastor Gouveia, cuja instituição está inserida na rede do programa "Ressocializar para não prender", ainda a ser implementado no Piauí, disse hoje que não há internação compulsória, mas os presos selecionados em uma triagem na Justiça passsarão a ter a opção de escolher entre a cadeia e o tratamento. 

"Vão analisar se ele é perfil de comunidade terapêutica. se ele for, será colocado para ele a oportunidade de tratamento. Caso ele não queira tratamento, será direcionado para o presídio", disse o pastor, afirmando que existem, sim, os que preferem ficar nos presídios. "É incrível, mas há pessoas que escolhem ficarem com o vício".

Ouça a entrevista na íntegra:

Nota da CEDROGAS
Após a entrevista de Fábio Abreu, a Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas do Estado do Piauí (CEDROGAS), do Governo do Estado, divulgou nota na qual confirma as informações de que a internação será voluntária. Porém, acrescenta que "de forma compulsória só para desintoxicação junto ao hospital, casos atípicos, analisado por psiquiatra e acompanhado pela Defensoria Pública, Ministério Público e por determinação do juiz".

Veja a nota na íntegra:

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais