Cidadeverde.com

Mindfulness ameniza ansiedade, estresse e ajuda na perda de peso

Imprimir

Sabe aqueles momentos em que você se encontra totalmente no piloto automático? Isso pode acontecer na rua, no trabalho, em casa ou em qualquer lugar em que você já esteja na sua zona de conforto. Para quebrar essa bolha que nos deixa alheio a muitas coisas que acontecem, existe o mindfulness, ou "atenção plena" na tradução para o português. "O estado psicológico de mindfulness nos liberta de viver a vida como robôs fazendo, dizendo, comendo e se comportando das mesmas velhas maneiras (e ironicamente esperando resultados diferentes). Essa prática ajuda a 'enxergar' a realidade presente de maneira mais objetiva, clara, para que possamos ser mais continentes a ela e não engolidos por ela", explica a psicóloga Danniela Sopezki, instrutora da prática e uma das fundadoras do Iniciativa Mindfulness.

Uma das formas de conseguir inserir esse conceito na sua vida é pela meditação, mas Danniela destaca que mindfulness não se limita a isso. "O termo é usado para várias coisas. Podemos estar falando do estado psicológico, das práticas (como a meditação), de uma característica inata em algumas pessoas, relacionada a predisposições genéticas e experiências proporcionadas pelo estilo de vida", conta ela. "Nossa mente tem poder de cura para questões emocionais e físicas, de resolução de questões, de tomada de decisão, etc. Ao estimular a mente para um estado especial de atenção, através do mindfulness, novas conexões neurais podem se formar e com isso, novos processos de aprendizado podem ser estimulados. A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em ver novas paisagens, mas em ter novos olhos, já dizia o escritor Marcel Proust", completa a também psicóloga Adriana de Araújo.

O processo envolve aprender a regular a atenção, propositalmente, com um senso de abertura e de curiosidade, para a nossa realidade presente. "Ao expandir o estado de mindfulness, aumentamos a nossa disposição para permanecermos mais conscientes e, dessa forma, descobrimos um espaço de liberdade, para que possamos agir na nossa vida com escolhas mais saudáveis, responsáveis, criativas e ajustadas a nossa verdadeira essência, mais independentes de condicionamentos mentais", diz Danniela.

Por que incluir o mindfulness na sua vida?

Os benefícios do mindfulness são tantos, que até hospitais estão incluindo a prática como um dos braços no tratamento de câncer e HIV, conta Danniela: "Inclusive na Inglaterra o mindfulness faz parte do sistema público de saúde como tratamento para recaídas de depressão". Esse estilo de vida tem conquistado muita gente por sua capacidade de melhorar a forma de nos relacionarmos com nós mesmos, "estabelecendo um cuidado com o nosso corpo, estado emocional e mental, porque passamos a nos observar e saber o que fazer para amenizar desequilíbrios. Além de proporcionar autoconsciência e senso de integração mais amplo (ecológico, social)", completa ela. Abaixo, a especialista reúne alguns aspectos que melhoram com o mindfulness:


- Alívio de dores e tensões
- Diminuição da ansiedade e de sintomas depressivos
- Redução do estresse e da agitação mental
- Melhora da concentração e da memória
- Auxílio na perda de peso
- Melhora do sistema cardiovascular, digestivo e nervoso
- Redução da pressão arterial
- Melhora do sono


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais