Cidadeverde.com

PF desencadeia operação e prende 13 suspeitos de tráfico de drogas

Atualizada às 10h30

A Polícia Federal desencadeou operação Açougue contra o tráfico de drogas no Piauí, Goiás e no Distrito Federal. De acordo com o delegado Marcos Roberto estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. 

"Essa operação começou ainda em 2014 e estamos concluindo agora. Durante o período de investigação conseguimos apreender mais de uma tonelada de drogas, ou seja 1000 quilos, e essa quantidade é só dos entorpecentes que vinham para Parnaíba. Também tivemos apreeensões e prisões no Estado da Bahia para onde esse grupo também mandava drogas", disse o delegado da PF. 

No Piauí, a operação foi desencadeada em Teresina e em Parnaíba. No litoral piauiense, oito pessoas já foram presas e em Teresina um suspeito. O balanço parcial é de 13 presos, levando em consideração todos os estados. As outras cidades que ocorreram prisões foram Caldas Novas-GO e Brasília-DF. De todos os mandatos, apenas o acusado que estava em Caldas Novas não foi localizado. 

A ação envolve cerca 90 policiais federais do Piauí, Maranhão e Ceará. O nome da operação é em alusão ao comércio de "fachada" realizado por um dos principais suspeitos em Parnaíba. 

De acordo com o site Pró-parnaíba, o chefe da quadrilha é popularmente conhecido como Zezim, proprietário de um açougue e sacolão de fachada de nome 'Ki Carne', localizado próximo à praça do Chico Berto em Parnaíba. José de Sousa Carneiro, o Zezim, é irmão de outro suspeito de tráfico também preso e conhecido por Luizim.

Segundo a polícia, os chefes da quadrilha, inclusive conseguiram ter muitas posses como casa na praia, terrenos, carros de luxo e se viram obrigados a vender tudo para pagamento de dívidas com os fornecedores, quando o grande volume de droga começou a ser interceptado pela PF. As investigações apontaram que o trajeto da droga era Paraguai – Brasília (DF) – Caldas Novas (GO) – Teresina (PI) – Parnaíba (PI).

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

A Delegacia da Polícia Federal na cidade de Parnaíba/PI deflagrou nesta manhã a Operação “AÇOUGUE”, que tem por fim coibir ação de organização criminosa especializada no tráfico de drogas interestadual.

A operação foi assim nomeada numa alusão ao negócio de “fachada” (açougues) de um dos pilares da organização criminosa com endereço na cidade de Parnaíba/PI.

No total, foram envolvidos 87 (oitenta e sete) policiais federais, entre delegados, escrivães e agentes, que atuaram nos Estados do Piauí – Parnaíba e Teresina, Distrito Federal – Ceilândia, e Goiás – Caldas Nova e Anápolis.

Durante o período de investigações foram apreendidas cerca de 730 Kg (setecentos e trinta quilogramas) de maconha e 70 Kg (setenta quilogramas) de cocaína.

Foram presas 08 (oito) pessoas em Parnaíba/PI, 01 (uma) em Teresina/PI, 02 (duas) em Ceilândia/DF, e 01 (uma) em Caldas Novas/GO e Anápolis/GO.

Os acusados responderão por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas entre 05 e 15 anos de prisão.


Teresina/PI, 09 de junho de 2016

Comunicação Social da PF no Piauí
(86) 2106 4937


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais