Cidadeverde.com

Pimenteiras pode decretar estado de Emergência por perdas na safra

A cidade de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, pode decretar estado de emergência por conta das grandes perdas provocadas pela seca que assola a região. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Paiva, os números alarmantes atingem todas as safras cultivadas na região, como por exemplo o arroz, com 90% de perda, feijão com 80% de perda, mandioca com 90% e o caju, fruta tradicional da região que este ano nem chegou a ser plantado.


"Faremos um novo levantamento de perdas com o IBGE e acima desses dados vamos verificar se o município decretará estado de emergência. A situação é prepocupante, mas temos tomado várias atitudes para contornar essa grave situação", declarou o secretário. Uma delas foi uma reunião que reuniu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Cabral, com agricultores, para discutir medidas a serem tomadas no município.


Segundo o secretário, cerca de oito mil agricultores foram diretamente atingidos com os prejuízos causados pela seca. Enquanto isso, os municípios desviam as dificuldades através dos programas assistenciais do Governo, um projeto de psicultura e ainda a construção de 255 cisternas que deve acontecer no próximo mês.

"Participamos de capacitação para a venda de produtos da agricultura familiar e vamos dar continuidade as ações que já estão sendo implantadas", concluiu o secretário.

Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais