Cidadeverde.com

Prefeitura realiza Dia D contra o HPV na UBS do Porto Alegre

Imprimir

Com o objetivo de reforçar a vacinação contra papilomavírus humano (HPV) a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realiza neste sábado (28), o Dia D de Mobilização contra o HPV.  A atividade acontece na Unidade Básica de Saúde do Porto Alegre, zona Sul, de 8h às 17h.

A atividade tem por objetivo fazer uma busca das adolescentes que ainda não foram vacinadas. “Fizemos uma divulgação no Porto Alegre e bairros vizinhos para sensibilizarmos os pais a levarem suas filhas para vacinar contra o HPV. A estratégia da FMS tem sido levar a vacina para as escolas públicas estaduais, municipais e também privadas, já que o foco são as adolescentes. As vacinas ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nós da FMS levamos até as escolas. Mas, além das escolas, a vacina HPV quadrivalente está disponível nas 104 salas de vacinação de Teresina", explica Fátima Souza, diretora da Regional Sul de Saúde da FMS.

A diretora explica ainda que antes da vacina chegar às escolas é feita uma sensibilização sobre a importância da vacinação para as adolescentes. “Enviamos informes para as escolas sobre o que é o HPV, da necessidade das adolescentes serem vacinadas e de levarem o cartão de vacina para a escola, bem como entregamos um Termo de Recusa para que os pais que não aceitarem a vacinação das filhas assinem e se responsabilizem pela não imunização”, afirma.

Este ano, a oferta da vacina é para as meninas na faixa etária de nove a 11 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

“Estudos mostram que a melhor ocasião para vacinação contra o HPV é efetivamente na faixa etária de 9 a 13 anos, antes do início da atividade sexual. Além disso, é nessa época da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A vacina é manipulada em três doses. Devem ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. O mesmo procedimento deverá ser realizado com mulheres vivendo com HIV que completaram 27 anos, que já tinha iniciado o esquema vacinal aos 26 anos. Mulheres de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV que já tenham tomado duas doses da vacina, tomar a terceira dose respeitando o prazo de 120 dias entre a segunda e terceira dose.
 
A vacinação contra HPV no Brasil visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 09 a 11 a anos de idade em 2015. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oralgenital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais