Cidadeverde.com

Presos fazem buraco no presídio de Esperantina e tentam fuga em massa

Imprimir

Detentos do presídio de Esperantina tentaram fuga no início da tarde desta quinta-feira (5) fazendo buraco na penitenciária. Cerca de 29 presos aproveitaram o banho de sol e coloram em prática o plano de fuga.

O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciário, Clayton Holanda, informou que os detentos aproveitaram a ausência de um militar de plantão e fizeram buracos na parede do presídio.

“Eles quebraram a parede e chegaram até o vão da laje do presídio. Os agentes evitaram a fuga ao perceber a movimentação”, afirmou o Clayton Holanda.

O presídio enfrenta a superlotação com 283 presos quando a capacidade é para 157 presos.

A direção do Sindicato alerta da falta de estrutura no presídio e a necessidade de reforma.

A estrutura fácil semelhante com o presídio Irmão Guido, em Teresina, deixa em alerta diretores e agentes.

A situação se agravou devido os agentes não receberem as gratificações no presídio de Esperantina  e entregaram suas funções à Secretaria de Justiça.

Em nota, a Secretaria de Justiça disse que a tentativa de fuga na penitenciária de Esperantina aconteceu na manhã de hoje, quando os detentos estavam no banho de sol. "Os envolvidos tentaram abrir um buraco para ter acesso ao espaço superior, onde fica a guarda externa. Porém, assim que a guarda identificou a movimentação agiu imediatamente, impedindo a fuga. A Secretaria de Justiça, através da Diretoria de Administração Penitenciária, abriu um procedimento interno para apurar os responsáveis e, assim, aplicar as sanções disciplinares previstas. As tentativas de fugas estão sendo contidas nas unidades do Estado com o reforço das vistorias em todos os pavilhões", diz a nota.

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais