Cidadeverde.com

Revelado pelo Palmeiras, novo reforço do Piauí já foi descoberto como "gato"

Imprimir

A diretoria do Piauí anunciou na última quarta-feira (18) a contratação do atacante Cláudio, revelado pelo Palmeiras e com passagem pelas categorias de base da Seleção Brasileira. Ao lado do desconhecido colombiano Edward Maurício Mina Banguepo, ele chega ao Enxuga Rato para reforçar o poder de fogo de uma equipe que ainda não balançou as redes após três rodadas da Copa do Nordeste. O que pouca gente sabe é que ele já foi suspenso por 270 dias por falsificação de documentos - o famoso "gato".

O novo reforço rubro-anil, que desembarcou em Teresina na tarde de sexta-feira (20), surgiu para o futebol no empate em 2 a 2 entre Palmeiras e Fluminense, em 21 de agosto de 2005, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela época, ele era apenas Cláudio - segundo a certidão de nascimento apresentada ao clube paulista, José Cláudio Carvalho da Silva - e tinha só 16 anos, o que fazia dele o jogador mais jovem a vestir a camisa do Verdão na história.

Promovido para a equipe profissional pelo técnico Emerson Leão, ele se tornou xodó da torcida alviverde e ganhou uma vaga entre os convocados para a Seleção Brasileira sub-17 que disputou a Copa do Mundo da categoria entre setembro e outubro de 2005. Ao lado do lateral-esquerdo Marcelo (Real Madrid), do volante Denílson (São Paulo) e dos meias Anderson (Internacional) e Renato Augusto (Corinthians), ele foi vice-campeão do Mundial - foi a campo em três jogos, mas não balançou as redes.

A carreira promissora começou a dar lugar a incertezas em maio de 2006, quando Leão foi demitido do Palmeiras e Cláudio viu suas chances no time se tornarem raras. Mas o golpe de misericórdia veio em 2008, quando descobriu-se que seu nome verdadeiro era Luís Cláudio Carvalho da Silva e que ele era dois anos mais velho - além do nome e da data, o local de nascimento também havia sido alterado. Constatada a fraude, o jovem foi suspenso por 180 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), e, mais tarde, por mais 90 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Desde então, Cláudio se tornou um andarilho no futebol brasileiro. Antes mesmo de deixar o Verdão em definitivo, ele foi emprestado a Juventude e Marília. Depois de encerrado o contrato com o gigante paulista, perambulou por Brasil de Pelotas, Salgueiro, São José-SP, Juventus, Caldense, Campinense e Genus, além do Hammarby IF, da Suécia. No início de 2015, estava no 7 de Setembro-MS. Em nenhum deles mostrou o futebol que fez a torcida palmeirense sonhar um dia.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais