Cidadeverde.com

Seduc fecha acordo para manter gratificações de diretores e secretários

Imprimir

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está buscando a garantia do pagamento das gratificações dos diretores e secretários das escolas públicas estaduais que tiveram estas vantagens retiradas de seus vencimentos ainda em 2014. Apenas os diretores eleitos para o cargo mantiveram as gratificações. Os diretores atingidos foram nomeados para as vagas por portarias que perderam efeito em dezembro do ano passado.

De acordo com o secretário interino de Educação Helder Jacobina, a situação foi discutida em uma reunião com o secretário da Administração, Francisco José. Segundo ele, é necessária a manutenção destes diretores nas funções até que haja tempo para o Estado proceder a troca por novos indicados e, posteriormente, fazer eleição para todas as escolas.

O secretário garantiu que as gratificações dos funcionários podem ser absorvidas pela Secretaria da Educação com o afastamento de terceirizados. Como a folha de pagamento para o mês de janeiro já foi encerrada, as gratificações poderão ser repassadas por meio de folha suplementar. A medida agora só depende de uma avaliação mais minuciosa da equipe econômica do governo e posterior decisão do executivo para ser adotada.

"Faremos uma consulta no TCE para ver se a gente consegue uma nova visão da lei de Responsabilidade Fiscal que nos permitiria, justamente reduzindo a questão dos inativos, reincorporar as gratificações. Em fevereiro é certo. Peço calma a esses diretores, já que a finalidade da educação é prioridade", pontuou o gestor.

Fechamento do Liceu

O secretário esclareceu ainda dúvidas sobre o fechamento do Liceu piauiense para revormas. Segundo ele a conclusão d aobra na escola é prioridade para o governo, mas não haverá tempo para antes do início do período letivo. "No primeiro momento os alunos serão remanejados para escolas próximas ao Liceu em situação de receber esses alunos. Vamos entregar o Liceu para a sociedade piauiense e comemorar os 170 da escola. No segundo semestre nós começamos as aulas lá", pontuou o gestor.

Convocação de concursados

Em relação a convocação de servidores concursados o secretário esclareceu que está sendo feiro um reordenamento das escolas e que diante disso será feita a previsão desse chamamento. "Nossa intensão é que possamos concluir após o período de matrícula. Analisaremos a demanda e veremos como preencher as vagas", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais