Cidadeverde.com

Sintetro paralisa serviço no terminal de ônibus do Jardim Europa

Imprimir
  • IMG-20140915-WA0008.jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0007.jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0006.jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0005_(1).jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0004.jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0003.jpg Sintetro
  • IMG-20140915-WA0002.jpg Sintetro

O Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) paralisou o serviço de transporte no terminal do Jardim Europa, zona Sudeste de Teresina, por reclama de falta de condições de trabalho. Eles alegam que uma fossa teria estourado no terminal e os banheiros estariam interditados por conta disso. O sindicato reclama ainda do sucateamento da frota. O  Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) reagiu dizendo que vai denunciar o SIntetro ao Ministério Público do Trabalho (MPT). 

"Desde sexta-feira (12) que a fossa está entupida e já solicitamos as empresas o concerto, mas até agora nada. Além disso, os carros estão com defeito,alguns sem bancos outros com problemas nos pneus. Não tem condição de trabalhar desse jeito", disse o diretor de comunicação do Sintetro, Keith Nolan. 

O diretor informa ainda que a frota que atende a linha Jardim Europa - Centro foi reduzida. "Passamos de 16 veículos para apenas 11, o que tem causado transtornos para a população". 

Em relação a manutenção da frota, Keith Nolan, afirma que alguns ônibus estão sem assentos para os usuários e alguns com problemas nas rodas, que estariam derramando óleo o que interfere na frenagem do veículo. "A maioria dos ônibus estão sem condições de rodar". 

O  Sintetro diz que o terminal deve permanecer parado até que o problema dos banheiros seja resolvido. O presidente do Setut, Herbert Miura, disse que o problema dos banheiros está relacionado a uma fossa que estorou. "Nós já contratamos uma empresa para fazer a limpeza da fossa para que o problema seja resolvido". 

Em relação a paralisação, Herbert Miura, afirma que a decisão do Sintetro é arbitrária. "As duas empresas que operam nesse terminal vão entrar com uma denúncia contra o Sintetro ao Ministério Público do Trabalho por conta da ilegalidade, porque eles estão proibindo os trabalhadores de exerceram sua atividade". As duas empresas responsáveis pelo terminal são Dois Irmãos e Emtracol.  

O Setut informou em nota, que o Sintetro não apresentou qualquer reivindicação em torno da melhoria do estado de conservação e uso da frota de ônibus que compõe o sistema. 

"Temos o dever de informar à população que a idade média atual da frota teresinense encontra-se em torno de 5,5/6 anos, considerado satisfatório por diversos órgãos gestores técnicos. E reafirmamos que a frota não está em melhores condições devido aos 42 meses, que o sistema de transporte da capital padece, sem qualquer reposição das perdas inflacionárias e dos custos, muitos decorrentes do aumento no preço dos insumos, sendo o principal deles, os salários e benefícios da nossa valorosa classe trabalhadora", diz o informe enviado à imprensa. 

Sana Moraes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais