Cidadeverde.com

Teresina possui a segunda melhor nota de transparência entre as capitais do Brasil

Imprimir

A cidade de Teresina obteve o segundo lugar nota no ranking das capitais com o melhor índice de transparência do Brasil. Os dados são do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e foram levantados em novembro de 2013, levando em conta todas as 27 capitais do país.

A capital piauiense obteve cinco pontos em uma escala que vai de 0 a 10 pontos. As Prefeituras de Rio de Janeiro, São Luís e João Pessoa obtiveram 6 pontos. A Prefeitura de Teresina ficou com a nota 5, a mesma nota computada pelo Senado Federal e Controladoria Geral da União (CGU).

Os dados são da pesquisa “Avaliando os websites de transparência orçamentária nacionais e sub-nacionais e medindo impactos de dados abertos sobre direitos humanos no Brasil”. A ideia era mensurar o alcance das regras impostas pela nova legislação brasileira em relação à transparência orçamentária em formato de dados abertos.

Ao analisar os dados, os pesquisadores se basearam nas regras estabelecidas pelo Decreto 7.185/2010, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), e os oito Princípios de Dados Abertos. A pesquisa fez ainda uma análise qualitativa por meio de entrevistas com representantes de organizações da sociedade civil, do governo, da academia e da mídia, usuários de dados abertos que usam com frequência os websites de transparência.

No site www.transparencia.teresina.pi.gov.br é possível encontrar um detalhamento das despesas, receitas e folha de pagamento, entre outras informações. O portal de notícias da Prefeitura de Teresina (www.teresina.pi.gov.br) traz também um link direto ao Portal da Transparência, para que o cidadão possa acessar os dados sem maiores problemas.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais