Cidadeverde.com

Teresina sediará um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo

Imprimir

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de março, a capital piauiense vai receber um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo, o Startup Weekend Change Makers, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que também tem como competência fomentar ações na área de Tecnologia da Informação (TI). Serão 54 horas de imersão, reunindo empreendedores, designers, desenvolvedores de tecnologia e entusiastas para formar times e criar startups. As inscrições já estão abertas.

O evento, que vai acontecer no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) da Santa Maria da Codipi, é direcionado justamente para regiões periféricas de grandes cidades, tendo como foco principal o desenvolvimento de startups inovadoras que apliquem a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Paralelamente, outras 20 cidades do mundo irão receber esse evento.

O Startup Weekend Change Makers é inspirado no Startup Weekend Rio Favela, que teve sua primeira edição focada na criação de negócios sociais e contou com a participação direta de lideranças e moradores da comunidade. Em Teresina, o evento também possuirá esse mesmo formato, sendo uma oportunidade para trabalhar junto às comunidades carentes no desenvolvimento de soluções de impacto social.

Segundo o secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, essa é uma das formas de incentivo que a Prefeitura de Teresina vem dando para segmento inovador de TI e para a população. “A ideia é articular a população e fazer com ela vivencie essa experiência, na qual jovens profissionais da área, lideranças e moradores participem diretamente e definam prioridades para seus espaços atuais”, explica, acrescentando ainda que, além disso, serão trabalhadas atividades paralelas ao evento, com o objetivo de envolver ainda mais a comunidade.

De acordo com Joselé Martins, do Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interage), que está na realização do evento, o objetivo é mostrar que é possível, em apenas 54 horas, desenvolver muitas ideais. “Além disso, esse evento não tem como objetivo criar um ambiente de disputa entre os participantes, mas sim de permitir a interação entre essas pessoas, essenciais para o desenvolvimento de startups”, frisa. 

O Startup Weekend Change Makers Teresina tem como apoio institucional a Prefeitura de Teresina, através da Semest, o Sebrae-PI, sendo realização do Instituto Interage. Dentre os patrocinadores globais está o Google for Entrepreneurs e Amazon Web Services, e o apoio institucional nacional da Associação Brasileira de Startups.

Como fazer sua inscrição

Você já pode garantir sua vaga no Startup Weekend Change Makers Teresina. As inscrições do primeiro lote estão abertas até o dia 15 de março, devendo ser feitas através do acesso ao link (http://migre.me/oS9cu). O investimento é de R$ 100,00 para as três categorias (Desenvolvedor, Designer e Negócios).

Seguindo o padrão global, estão disponíveis 120 vagas, destas, 25% (30 vagas) serão destinadas para os moradores da região da Santa Maria da Codipi. Para mais informações sobre esse evento, acesse http://migre.me/oS9mw

O Startup Weekend Change Makers

O Startup Weekend Change Makers é um encontro que tem 54 horas de duração e já teve edições organizadas em 726 cidades, em 100 países do mundo, sendo realizados mais de 2.500 eventos. Isto resultou na criação de mais 13.000 startups e envolveu, aproximadamente, 123.000 empreendedores.

O intuito é inspirar pessoas a serem agentes da mudança, promover alianças entre esses agentes (empreendedorismo sinapse) e gerar modelos de negócios inovadores. Tudo isso contando com o acompanhamento de mentores especializados, para fazer as melhores ideias de comunidade saírem do papel e transformá-las em um negócio de relevância social que ajude comunidades carentes.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais