Cidadeverde.com

Pesquisadores encontram tronco de árvore em floresta de Altos mais antigo que os dinossauros

Um tronco de árvore fossilizado mais antigo do que os dinossauros foi encontrado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na região conhecida como Floresta Fóssil de Altos. O paleontólogo Juan Carlos Cisneros, disse que a região já tem registros de outros troncos de árvores fossilizados, mas o destaque para a nova descoberta é o tamanho.

"Essa região em Altos é conhecida por nós, um sítio paleontológico conhecido, e de vez em quando a gente faz novos percursos para tentar encontrar mais vestígios. Já tinham outros troncos petrificados mapeados, georreferenciados anteriormente, e esse tronco a gente viu e não estava ainda georreferenciado, ele é grande, tem quase dois metros de diâmetro", explicou em entrevista à TV Cidade Verde.

A região é um sítio paleontológico, ou seja, abriga diversos fósseis vegetais que marcaram uma característica da vegetação que foi de mata de araucárias de aproximadamente 280 metros. A Floresta Fóssil de Altos apresenta as mesmas características dos fósseis encontrados na floresta de Teresina. O pesquisador explica que as duas representavam uma mesma floresta com características diferentes do bioma que encontramos atualmente.

"O que estamos vendo aqui são fragmentos de uma grande mata que começava em Altos e ocupava parte de Teresina, mata de araucárias e pinheiros e árvores com as mesmas características que viveram naquela época, então tudo isso fazia parte de um grande bioma que não existe mais", disse.

Foto: Arquivo Pessoal / Juan Carlos Cisneros


 

E os dinossauros?

O pesquisador também disse que existem pesquisas que apuram vestígios da passagem de dinossauros pelo território piauiense. Os animais "gigantes" povoaram a terra há, pelo menos, 233 milhões de anos, e já foram encontradas pegadas dos animais em solo piauiense, próximo à divisa com o Ceará. No estado vizinho, pesquisadores já encontraram ossos de dinossauros.

"A gente sabe que podem ser encontrados aqui porque, perto da divisa do Ceará, do lado de lá foram encontrados (...) De fato já foram encontradas pegadas de dinossauros, não os ossos do animal, mas já foram encontradas pegadas no Piauí, perto da região próxima ao Cariri", explicou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais