Cidadeverde.com

Oeiras sedia 5º Ciclo do Selo Unicef

  • uni2.jpg Ascom
  • uni9.jpg Ascom
  • uni.jpg Ascom
  • uni4.jpg Ascom
  • uni13.jpg Ascom
  • uni1_(1).jpg Ascom

Oeiras sediou nesta sexta-feira, 18, o 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – edição 2017-2020. O evento aconteceu no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, e teve a Saúde como tema central, abordando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis; a melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes; o desenvolvimento infantil pleno e a atenção à saúde dos migrantes.

A capacitação reuniu articuladores do projeto e gestores municipais de dezenas de municípios. Esta é a quarta edição do Ciclo de Capacitação sediada em Oeiras. No Piauí, apenas Teresina e Oeiras sediam o evento do Selo Unicef. Desta vez, os jovens do NUCA fizeram a acolhida dos participantes.

Desde 2017, o município de Oeiras tem reforçado ações e implementado políticas públicas, com o objetivo de garantir e fortalecer o direito à saúde, à educação, à proteção e à participação social para crianças e adolescentes do nosso município. “Nossa Educação tem um olhar individualizado para as crianças e jovens, enxergamos nela a única maneira de cuidar do futuro da nossa cidade. Na Saúde realizamos investimentos para oferecer serviços e atendimentos de qualidade na Atenção Básica”, destacou o prefeito José Raimundo.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

redacao@cidadeverde.com