Cidadeverde.com

Secretaria de Parnaíba investiga 1º caso de reinfecção de paciente com covid-19

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Renata Beltrão (@renataplbeltrao) em

 

Atualizada às 14h20


A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba investiga um caso de uma paciente que teria infectado com covid-19 por duas vezes. A reinfecção ocorreu em uma técnica de enfermagem de 31 anos.  A informação foi confirmada pela médica infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Parnaíba. 

A técnica de enfermagem realizou o teste rápido no dia 27 de abril, ficou de quarentena e em novos exames, o swab, o mais preciso, e novamente um teste rápido, constatou negativo. No dia 28 de maio, a técnica apresentou sintomas do novo coronavírus e em um quatro teste, ela testou positivo. 

A médica Renata Beltrão explica que após o tratamento, a paciente ficou assintomática, teve alta hospitalar e retomou para as atividades habituais. Contudo, nos últimos dias, ela voltou a ter sintomas da Covid-19 e testou positivo para a doença pelo método swab, pelo qual é coletado material da narina. 

"Esse novo swab veio positivo representando uma discordância do primeiro e que não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que isso seja, na leitura simples dos exames", reitera a infectologista.

A médica ressalta que "as células de defesa (do organismo) não são tão bem estabelecidas e não seguem padrão. Então, nós temos certa dificuldade para informar sobre a imunidade do paciente. Esse caso em específico, é de um paciente que teve sintomas e foi diagnosticada. Depois deu como se não tivesse mais partículas virais para não infectar mais ninguém e novamente apresentou sintomas".

"Quando a gente pega um vírus qualquer, que a gente tem esses sintomas gripais, o corpo tende a desenvolver uma defesa definitiva contra aquele tipo de vírus, contra aquela representação viral. O que acontece em um segundo momento é uma variação viral , variação genética do vírus, um novo agente que aparece e faz novamente os sintomas gripais. Então, teoricamente se desenvolvido uma imunidade àquele primeiro agente. No caso da Covid-19, nós não conseguimos ver a sustentação de IgG e IgM nos exames de sangue de todos os pacientes abrindo a possibilidade, pelo menos teórica, de que a gente pudesse ter uma reinfecção". 

A Secretaria de Saúde de Parnaíba ressalta que apura o caso. A Secretaria Estadual de Saúde informou ao portal Cidadeverde.com que não foi comunicada do caso. 

Assista entrevista da médica no Jornal do Piauí: 

 

Por João Bandeira, Gracyane Sousa e Yala Sena

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais