Cidadeverde.com

Cerca de 290 mil eleitores do Piauí não justificaram ausência; prazo acaba nesta quinta (4)

Imprimir

Cerca de 290 mil eleitores que deixaram de votar nas eleições deste ano no Piauí ainda não justificaram a ausência. O prazo dado pela Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira (4). 

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), João Gabriel Furtado Batista, alerta que eleitores ausentes correm o risco de perderem seus títulos. 

"Nada impede posteriormente que ele (eleitor) regularize. Acontece que se ele não tiver comparecido em três turnos consecutivos, ele terá seu título cancelado, ele terá que fazer um novo título", explicou em entrevista ao vivo no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde. 

O voto é obrigatório no Brasil e a ausência de título de eleitor pode acarretar em outras sanções, como a proibição de ser nomeado em concurso público. 

A justificativa só pode ser feita pessoalmente. Dos 453 mil faltantes, cerca de 150 mil já justificaram o voto no Piauí, segundo estimativa do TRE-PI. 

Os cartórios do Piauí estarão abertos até 18h. De acordo com o TRE-PI, quem estiver na fila receberá senha para ser atendido ainda hoje. 

Para a justificativa, o eleitor deve levar documento que comprove sua ausência do domicílio eleitoral no dia da votação. Os mais comuns são atestados médicos ou comprovação de viagem, como passagens compradas ou comprovante de hospedagem. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais