Cidadeverde.com

Lojistas descumprem decreto e deixam clientes entrar em lojas no Centro

A Guarda Civil Municipal esteve, na manhã desta sexta-feira (12), fiscalizando supermercados nas zonas leste e norte de Teresina para verificar o cumprimento do decreto que estabelece o uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual nesses locais.

De acordo com o coronel John Feitosa, comandante da corporação, as fiscalizações são contínuas. “Ontem estivemos em supermercados na zona sudeste e hoje em outros nas zonas leste e norte. Pudemos verificar que eles estão adotando as medidas necessárias para proteger tanto seus funcionários quanto os clientes”, disse.

Além das fiscalizações nos supermercados, a Guarda tem monitorado movimento no Centro da capital. Vídeos mostram que basta "bater na porta" que o lojista deixa o cliente entrar para fazer compras. Empresas não inclusas na atividade essencial pode funcionar apenas por delivery.

Em frente a uma papelaria clientes chegam a fazer fila para entrar. "Alguns foram notificados, outros multados, mas infelizmente eles cotinuam com essa conduta que põe em risco o nome da própria empresa, põe em risco a situação de saúde dos funcionários e de quem vai até lá", alerta o coronel Jhon. 

Sobre as fiscalizações em lojas que estão realizando delivery, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí, Tertulino Passos, defende que é preciso acontecer diálogo.  

"Sempre a gente tem conversado com o pessoal da fiscalização  que pra eu fazer a entrega por delivery preciso ter alguém dentro da loja, então preciso receber o pedido, preparar toda mercadoria para fazer entrega.  O  delivery está consolidado na área de alimentos, mas nesse ponto da área de mercadorias, principalmente confecções e sapatos ainda é o início. Algumas pessoas querem ir lá receber a mercadoria e fazer a troca e infelizmente a legislação não permite nesse momento.  A gente tem sempre recomendado que eles sigam essa parte   para que não venham a sofrer  multas por parte do poder municipal', orienta Tertulino.
 

Foto: Roberta Aline

Protocolo

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, informou que o comércio varejista já está com  protocolo de segurança para a reabertura gradual. Entre os pontos das mudanças, está a implantação de horários alternados de funcionamento das lojas que ficam em shoppings e nas ruas. 

Tertulino explica que o protocolo único segue as orientações das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal.  "Vai ser um protocolo único nessa parte sanitária. Já propormos nosso protocolo de segurança como, por exemplo, horários alternados para lojas de rua e loja de shopping, utilização de máscara tanto para  clientes entrarem na loja como para próprios vendedores, distanciamento entre o cliente e o vendedor. Fora os protocolos internos que cada lojistas tem que obedecer", adianta Tertulino. 

O protocolo estabelece que os shoppings abram a partir de meio-dia e as lojas dentro dos estabelecimentos das 14h às 20h.   Já as lojas de rua devem funcionar das 9h fechando, no máximo, às 15h. O documento também obriga uso de álcool em gel e aferição de temperatura dos clientes e colaboradores também estão definidos. 

O ponto de maior  de negociação e que não foi acertado no protocolo diz respeito ao número de clientes permitido  entrar nas lojas. Também não há proposta sobra uma possível data de reabertura do comércio. 

O protocolo deve ser apresentado aos lojistas na próxima semana. 

 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais