Cidadeverde.com

Piauí vai assinar termo com MA para disciplinar entrada de pacientes, diz secretário

O secretário de Saúde, Florentino Neto,  afirmou que assinará um termo de ajuste para disciplinar a entrada de pacientes vindos do Maranhão, principalmente para tratar da Covid-19. Essa decisão foi anunciada após a morte do ex-deputado estadual José Gentil Rosa em um hospital privado de Teresina.  As cidades piauienses mais buscadas pelos maranhenses são Teresina, Floriano e Parnaíba. 

"Se eu recebo pacientes de outros estados, eles utilizam leitos, equipamentos e medicamentos que foram planejados e definidos para uma população, que é a população do Piauí. Se eu agrego a essa população atendida a população de outros estados, eu estou comprometendo parte da minha rede".

Florentino Neto disse que já entrou em contato com  o secretário de Saúde do Maranhão. "Nós tivemos um diálogo, e ele  me informou a abertura de uma UTI em Chapadinha no Maranhão, se comprometeu a mandar leitos de UTI para Tutóia (MA) e resolver o problema da região Norte, principalmente de (pacientes maranhenses que buscam) Parnaíba (PI)".

"Estamos dialogando a situação de Floriano (PI) com Barão de Grajaú, que é limite com Maranhão. Nós também vamos discutir a realidade de Uruçuí. Tudo isso para que a gente possa, dialogando com outros estados, disciplinar essa vinda de pacientes". 

Floretino Neto ressalta que a rede de saúde no Piauí é direcionada para a quantidade de habitantes no estado.  "Nós vamos extremamente capazes, sob a liderança do governador Wellington Dias, de expandir essa rede. Não é justo que nós sejamos obrigados a atender àquele que nós não dimensionamos para a nossa rede".

"O Sistema Único de Saúde (SUS) tem o princípio da universalidade. Todos têm acesso ao SUS, conjugando isso a dificuldade, nós estamos conversando com o Maranhão, por exemplo,  e vamos assinar um termo de ajuste que possa disciplinar e permitir que o paciente só venha (ao Piauí) se tiver regulado. Dessa forma, poderemos evitar que uma pessoa ocupe um leito no Piauí quando se tem em algum hospital do Maranhão, por exemplo".  

Novos respiradores 

O secretário de Saúde, Florentino Neto, divulgou, nesta segunda (15), que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) aguarda a chegada de novos ventiladores mecânicos nesta terça-feira (16)  para ajudar no tratamento dos pacientes com Covid-19 no estado.  

"Dos equipamentos, o que nós tivemos mais dificuldade de conseguir foram os respiradores. A última aquisição que fizemos foi com a Prefeitura de Teresina quando nós recebemos 100 respiradores, que já estão praticamente todos instalados. A prefeitura de Teresina adquiriu 70. Amanhã temos a previsão de receber mais respiradores de uma ordem judicial , que conseguimos garantir".

Florentino Neto comenta que "essa luta para a instalação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) continua". Para o dia 15 de junho, o governo não conseguiu ampliar o número de leitos. 

"Nós temos 400 leitos com respiradores no Piauí, desses, 244 ocupados. A realidade da terapia intensiva no Piauí hoje é de 68.1%  de leitos ocupados. Na capital, nós temos 75.1% ocupados. No interior são 54% ocupados"

Sobre a ocupação dos leitos, o secretário afirma que a "trajetória é acompanhada minuto  a minuto para sempre garantir a assistência aos necessitados".

"Nós vamos fechar os 100 leitos dos 100 respiradores que recebemos nesta semana". 

Assim como destacado pelo governador Wellington Dias em live exibida nesta segunda, o secretário também falou sobre a dificuldade de mão de obra na área da saúde. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais