Cidadeverde.com
Elvira & Júlia

coluna 15/09/2012




Aldíssima
ANIVERSARIA hoje uma das mulheres mais fantásticas deste Estado: Alda Fortes Caddah. 




 Doação de terreno 
O PODER  Legislativo de Parnaíba aprovou  a doação de um terreno pertencente ao município para a construção de comarca do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) do Piauí na cidade. A área situada entre as avenidas 19 de Outubro e Dr. João Silva Filho vai abrigar as varas cível e criminal, além de um Juizado Especial.
De acordo com o Projeto de Lei nº 3.601/2012 encaminhado pela Prefeitura Municipal, através do prefeito José Hamilton, o Judiciário tem até dois anos para iniciar a construção do prédio.  A matéria foi votada em sessão ordinária. Em seguida, em sessão extraordinária, foi realizada a segunda votação regimental necessária para a aprovação final da pauta. O vereador João Câncio Neto parabenizou a medida do Poder Executivo e aproveitou a ocasião para cobrar do Governo do Estado a instalação da nova sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros, cujo terreno também foi doado pelo município. O vereador Antônio Cardoso lembrou que a obra vai impulsionar o desenvolvimento urbano na região.Além dos vereadores já citados, estiveram presentes nas duas sessões Gustavo Lima, Fernando Gomes, Evalto Linhares, Reinaldo Castro, Carlos Alberto Teles, Gerivaldo Benício, além da presidente da casa, vereadora Neta Castelo Branco.



Distrito da Pedra do Sal
A CÂMARA  Municipal de Parnaíba também  aprovou  o Requerimento 083/2012, de autoria do vereador João Câncio Neto. A matéria solicita que seja realizado um plebiscito para avaliar a mudança da localidade Pedra do Pedra do Sal da condição de Povoado para Distrito Municipal. O objetivo, segundo o requerente, é abrir um caminho para promover a regularização fundiária na região. Caso entre em vigor, a medida deve beneficiar centenas de famílias residentes na área, facilitando a obtenção de títulos de posse sobre terras ocupadas sem registro formal. Depois de ser avaliada em sessão ordinária, a proposta foi votada em uma segunda sessão realizada de forma extraordinária, para que houvesse tempo hábil de aprovação antes do pleito eleitoral no próximo dia 07 de outubro. Também estiveram presentes os vereadores Gustavo Lima, Fernando Gomes, Evalto Linhares, Reinaldo Castro, Carlos Alberto Teles, Gerivaldo Benício, Antônio Cardoso, além da presidente da casa, vereadora Neta Castelo Branco.



Mais Mulheres
O PROJETO  de Lei nº 3.602/2012, aprovado pela Câmara Municipal de Parnaíba, determina que empresas de construção civil ativas na cidade reservem 10% das vagas de trabalho para mulheres.A matéria de autoria do vereador Reinaldo Castro estende a reserva mínima com a mesma cota para participação de mulheres também em editais de licitação e obras públicas de qualquer natureza, no âmbito municipal.O texto foi aprovado pelos vereadores Gustavo Lima, Fernando Gomes, Evalto Linhares, Carlos Alberto Teles, Gerivaldo Benício, Antônio Cardoso, João Câncio Neto, além da presidente da casa, vereadora Neta Castelo Branco.



Título 
A CÂMARA  Municipal de Parnaíba aprovou  o Projeto de Lei nº 3.600/2012, de autoria do vereador Gerivaldo Benício, concedendo o Título de Cidadania Parnaibana ao senhor Francisco Rodrigues do Carmo.Também foi aprovado outro Projeto de Lei da mesma natureza, de autoria do vereador Reinaldo Castro com o nº 3.603/2012. Neste caso o título honorário será para empresário do ramo educacional, Oscar Rodrigues Junior.O vereador ainda apresentou o Decreto Legislativo nº 175/2012, condecorando com a medalha do Mérito Legislativo o atleta parnaibano Pedro de Alcântara Silva, por suas conquistas em competições ciclísticas.Na mesma sessão, o plenário discutiu e aprovou o Requerimento 084/2012, de autoria do vereador Fernando Gomes, pedindo urgência na entrega da quadra poliesportiva do bairro Frei Higino, concluída há dois meses.Em discurso, o vereador Carlos Alberto Teles afirmou que se trata de uma inverdade notícia veiculada por blog parnaibano, informado que tem como cabo eleitoral uma pessoa de nome Itamar “Bigboy”.  O vereador disse que respeita o cidadão, mas que ele não trabalha em sua campanha de reeleição.Por fim, a Poder Legislativo aprovou duas Moções, sendo uma de pesar por conta da morte de Antônio Prado, irmão do vereador Ronaldo Prado. A segunda foi de apoio ao trabalho da Polícia Militar em Parnaíba.Além dos vereadores já citados, estiveram presentes João Câncio Neto, Antônio Cardoso, Evalto Linhares, Gustavo Lima, além da presidente da casa, vereadora Neta Castelo Branco.





Nivers
ANIVERSARIAM hoje: Alda Fortes  Caddah,  Baiza  Tajra Melo, Raimundo Cosme Oliveira, Rosemary Leite, Rosangela Leite, Geraldo Nunes, José Francisco Sady Filho,  Sebastião Linhares, Fátima das Dores Oliveira, Lucio Prantes Filho, Pedro Moraes Silva,   Jaqueline Paixão, Moacir Caetano,  Andre Vinicius  Nery,  Felipe Fabricio Santos, Doris  Veras, Anselmo Swaizer, Maria Helena Baião,  Dorinha Rêgo,    Ludimila Olicar,   Telma das Dores Costa de Oliveira, (mulher do Des. José  James Pereira) Luna Cavalcante Rocha e  jornalista Claudia Bezera.

Colunas anteriores