Cidadeverde.com

Secretaria das Mulheres comemora alcance das ações de conscientização do Carnaval 2024, no Piauí.

 

Secretaria das Mulheres comemora alcance das ações de conscientização do Carnaval Massa

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres (Sempi), comemora o alcance das ações realizadas em todo o Piauí com o Carnaval Massa: "só se eu quiser... #nãoénão". Foram distribuídos materiais socioeducativos de prevenção à violência contra a mulher, transformando o período festivo em um espaço de diálogo e conscientização.

 As equipes percorreram blocos de Teresina e em municípios como Floriano, Dom Inocêncio, Ipiranga, Monsenhor Gil, São João do Piauí, São João do Arraial, Água Branca e no litoral piauiense.

Em Monsenhor Gil, o trabalho de conscientização foi realizado durante o campeonato de futebol que ocorreu no Carnaval, proporcionando mais oportunidades às mulheres do município. Além disso, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, incluindo maquiagem.A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município, Elissandra Assunção, destacou a relevância das ações para o esporte feminino local. "Encerramos o Carnaval com alegria, respeito e diversão, e as mulheres do futebol entraram na Arena Balneário empoderadas, reafirmando o lema: Não é não, só eu quiser", destaca a gestora.

Em Floriano, para combater a importunação sexual, a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi além da distribuição de materiais informativos, como leques e pulseiras com QR Code. Realizaram abordagens educativas de saúde e trânsito durante o arrastão e atividades no semáforo da Av. Getúlio Vargas, conscientizando sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuindo preservativos e realizando exames.

Abordagem interativa nas ruas de São João do Arraial

O Carnaval de São João do Arraial contou com uma abordagem interativa nas ruas, com material carnavalesco e aceitação significativa das mulheres em relação às orientações de prevenção de violência. Em Ipiranga do Piauí, a Organização Popular de Mulheres (OPM) promoveu blitz educativa e entregou materiais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

 

                                       

Já em Angical, a Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe Creas, realizou uma blitz educativa com orientação e conscientização nas repartições públicas e nos comércios locais, explicando as diretrizes do protocolo "Ei mermã, não se cale". Materiais com informações e telefones úteis foram distribuídos para atendimento às vítimas de importunação sexual.

O Bloco "Não é Não" em São João do Piauí desfilou pelas ruas, conscientizando a sociedade sobre importunação e assédio sexual. 

Em Dom Inocêncio, alunos da Escolinha Ailton Gomes de Silva receberam orientações e material informativo sobre a violência contra as mulheres e a rede de atendimento.

A rede de atendimento da Sempi, especialmente divulgada durante o Carnaval, com o Protocolo "Ei, mermã, não se cale", permanece ativa 24 horas por dia, atendendo durante todo o ano pelo telefone 0800 000 1673. “O Carnaval se tornou mais do que uma festa; foi um espaço para fortalecer a conscientização e o empoderamento feminino”, finalizou a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

 

 

 

 

 

Colunas anteriores