Cidadeverde.com

FFP marca Copa Piauí para dia 21 e decide não fazer 2ª Divisão

Imprimir
Em reunião na noite desta terça-feira (2) na Federação de Futebol do Piauí - FFP -, diretores de clubes e a entidade decidiram marcar para o dia 21 o início da Copa Estado do Piauí, que irá definir o segundo representante do Estado na Copa do Brasil 2009. As inscrições já estão abertas e o arbitral para definição de equipes e torneio acontece na próxima semana. No entanto, a notícia mais importante do dia foi o anúncio de que a FFP não quer realizar a Segunda Divisão neste ano, subindo todos os clubes para a divisão principal em 2009.

Picos, River e Barras participaram da reunião, que decidiu abrir a Copa Piauí para clubes da Segunda Divisão. "Na Copa do Brasil não precisa o time ser da primeira divisão do Estado", explicou ao Cidadeverde.com Daniel Gonçalves, diretor da FFP. Segundo ele, Picos, River, Parnahyba e Flamengo já demonstraram interesse em participar do torneio, para definir qual clube além do Barras vai disputar a competição nacional. A data foi definida em função dos prazos que a Federação deve cumprir para indicação dos representantes. A entidade também quer reunir o máximo de clubes possível.

Além de telefonar para os dirigentes informando sobre o torneio e indagando sobre interesse em participar, Daniel quer comunicar aos mesmos que não haverá Segunda Divisão neste ano, fato que ainda deverá ser homologado oficialmente em arbitral. A decisão colocará de volta ao Campeonato Piauiense clubes como Flamengo e Cori-Sabbá, rebaixados em 2007 e que não lograram êxito no retorno. Para o rubro-negro, uma "reparação" pelo Tribunal de Justiça Desportiva não ter julgado o "Caso Leonardo", que poderia eliminar Picos.

Daniel disse que não será o fim da Segunda Divisão, já que o torneio terá de ser realizado em caso de novo clube filiado. O arbitral terá que definir, entre outras coisas, quantos clubes estarão no Campeonato Piauiense e quantos deles irão ser rebaixados. Amparado pelo Estatuto do Torcedor, que permite a mudança de regulamento a cada dois anos, o diretor da FFP quer promover o aumento de clubes do Estadual de oito para 10, 11 ou 12 equipes, como as agremiações quiserem.

Sobre a mudança, Daniel apresenta outra justificativa: "Não tem nenhum clube filiado em atividade que poderia participar da Segunda Divisão". O único que mostrou disposição para o torneio até o momento foi o Flamengo.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: