Cidadeverde.com

2ª Balada Litherária traz Alice Ruiz e faz homenagem a Graça Vilhena

Imprimir

Foto: Reprodução/instagram/@aliceruizs

 

Acontece hoje e amanhã a segunda edição da Balada Litherária, reunindo literatura e música, em Teresina. O evento original já se realiza há mais de 10 anos em São Paulo, idealizado pelo escritor Marcelino Freire. Desde o ano passado ele se estendeu para Teresina (por conta da homenagem a Torquato Neto) e para Salvador (BA). Nesta edição a Balada faz homenagem nacional a poeta Alice Ruiz e ao músico e compositor Itamar Assumpção e, no Piauí, a homenageada é a escritora e professora Graça Vilhena.

Com presença confirmada, Alice Ruiz, começou a escrever contos aos nove anos de idade. Aos 16 já escrevia versos. A poesia a projeta nacionalmente, sobretudo, ao publicar livros de haicai. Destaca-se também como letrista, sendo musicada e interpretada por muitos artistas, incluindo Itamar Assumpção.

Compositor, instrumentista, cantor e produtor musical, Itamar Assumpção, firmou nome na cena independente de São Paulo entre os anos de 1980 e 1990, na conhecida Vanguarda Paulista. Falecido em 2003, teve suas composições gravadas por grandes intérpretes da música brasileira, entre elas Nego Dito, Milágrimas e Fico louco.

A homenageada do Piauí, poeta Graça Vilhena, é autora de livros de poesia e de conto de grande valor poético, além de ser professora de Literatura.

Ainda participam das mesas de discussão a cantora e compositora Alzira Espíndola e Anelis Assumpação, cantora, compositora e filha de Itamar Assumpção.  

Wellington Soares, organizador da Balada Litherária no Piauí, diz que o evento valoriza a literatura e privilegia a discussão, trazendo também um caráter festivo, com música e sarau poético. A Balada Litherária tem toda a programação gratuita e conta com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), do Governo do Estado do Piauí e do Instituto Dom Barreto. O evento tem apoio da Revista Revestrés e Kindle Direct Publishing.

Fique de olho na programação completa:

Em Teresina (Complexo Thetro 4 de Setembro): 06 e 07 de novembro

Em Salvador: 14 a 17 de novembro

Em São Paulo: 20 a 25 de novembro

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais