Cidadeverde.com

Teresina recebe 3º Veículo Leve Sobre Trilhos

Imprimir

Foto: Setrans

Já está na capital o terceiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Teresina. A nova unidade, adquirida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), faz parte do processo de modernização do sistema, que já conta com dois VLTs em pleno funcionamento.

O novo equipamento está no pátio de manobras da REFSA, sobre a responsabilidade da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), que deve iniciar, em breve, o período de testes da nova unidade, assim como foi feito com os dois primeiros VLTs.

Quando o novo VLT estiver em operação, as três unidades terão capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem.

Modernização

Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.

Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, devem ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais