Cidadeverde.com

7 truques para escolher frutas e verduras com qualidade

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Escolher frutas, verduras e legumes da maneira certa é fundamental para que alimentação seja saborosa. Afinal, comprar alimentos frescos e maduros é o caminho para um organismo saudável. Mas, para isso, é preciso levar a sério o momento de fazer as compras no mercado e escolher os itens com atenção. Portanto, confira algumas dicas para não errar nesse momento.

Evite frutas grandes demais

Geralmente, é preciso observar o cheiro, a textura e a cor. Deixe de lado as machucadas e nem se iluda com aquelas frutas bem grandes, pois elas podem ter uma quantidade maior de agrotóxico. Na dúvida, fique com as que têm um tamanho normal.

Como saber se uma fruta cítrica está boa?

O segredo está na casca. Na hora de selecionar as laranjas e limões para fazer aquele suco, escolha itens com casca bem lisa e brilhante. Já quando a fruta estiver bem macia e pesada, é sinal de que está suculenta

Preste atenção no cabo dos alimentos

A parte que não costumamos comer de algumas frutas pode ajudar a identificar se ela está boa para o consumo ou não. Para escolher o abacaxi, retire uma folha da coroa. Se não for difícil soltar, é sinal que ele está no ponto. Já se o cabo das uvas estiver escuro é melhor descartar, porque a fruta está envelhecida.

Sacudir a fruta ajuda a identificar a qualidade

Algumas frutas precisam da sua boa percepção. No caso do maracujá, por exemplo, com uma chacoalhada você descobre se ele está bom. Os muito leves rendem pouco, enquanto os enrugados têm mais polpa. A mesma técnica vale para o abacate.

O segredo está nas folhas

Na hora de comprar verduras e legumes é importante prestar a atenção nas folhas. Deixe de lado aquelas amareladas, queimadas e com furinhos. No caso do espinafre, dá para descobrir se ainda não está no ponto somente pelo barulho seco. Além disso, as folhas precisam estar bem verdes e firmes.

Como escolher as batatas

É comum encontrar batatas com ramos e pontos esverdeados. A impressão é que o alimento está fresco e bom para o consumo. Mas quem pensa assim está enganado. Afinal, quando o broto estiver na batata é sinal que ela está exposta há algum tempo

Escolha os alimentos da época

Um truque importante é pesquisar sobre os alimentos da safra. Escolher aqueles itens que estão "na época" é uma boa opção para fugir dos agrotóxicos e obter mais quantidade de nutrientes. Além disso, você ainda encontra os alimentos por um preço melhor.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais