Cidadeverde.com

Curadores internacionais participam da 1ª rodada de negócios do FestLuso

Imprimir

Foto: Ascom FestLuso


Numa ação pioneira, o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso 2019) organiza rodadas de negócios com curadores internacionais voltadas para artistas, diretores e produtores culturais irem além da fronteira do Piauí. As rodadas têm parceria com o Sebrae e irá acontecer nesta sexta-feira (30), das 9h às 13h30, no Teatro Torquato Neto, no Clube dos Diários, Centro de Teresina.

Grupos e artistas piauienses foram selecionados para participaram de mesas de conversas com curadores nacionais e internacionais que observam o FestLuso. O evento que traz ao Piauí a cultura de cinco países de língua portugues começou dia 26 de agosto e segue até o sábado (31) com programação inteiramente gratuita para o público, com espetáculos, shows musicais, oficinas e lançamento de livros.

Estarão presentes curadores de Portugal, São Paulo, Angola, Moçambique, Luanda, Ceará e Brasília. Os grupos selecionados participam de oficinas com Cynthia Margareth, gestora cultural, atriz, performer, do grupo Aflorar Cultura.  "Tenho frequentado festivais e muitos deles têm implementado em sua programação a rodada de negócios. É uma aproximação entre compradores e vendedores de teatro e dança, que pode dali não surgir de imediato um negócio, mas provoca algum curador e pode gerar apresentações e parcerias futuras", disse Francisco Pellé, curador do FestLuso.

"Temos observado no decorrer dos anos que alguns eventos no Piauí são apenas receptores e temos enviado pouca oferta para circular fora. E as pessoas não conhecem a nossa produção, ficamos aqui na nossa aldeia e ninguém vem nos ver, um crítico, um curador, por isso a rodada", destacou Pellé.

Peças

Dentro da programação do FestLuso, o Espaço Trilhos recebe o espetáculo "Bacia de Proust", de Roberto Muniz Dias e o ator Zé Reis traz nesta sexta-feira (30) a fragilidade do corpo na peça "Frango". Haverá também a edição do sarau "O poeta e sua hora" com Durvalino Filho, Feliciano Bezerra, Lucas Rolim, Rubinho Figueiredo e convidados que vão homenagear a poesia da língua portuguesa. A escritora e poeta Marleide Lins lançará o livro "Letras da Diversidade" e terá também apresentação de rua na praça Pedro II com a peça "Duplo Molière" com o grupo Harém de Teatro

Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram e pagina do evento no Facebook. As apresentações teatrais e de dança, além da Balada Literária, que pela primeira vez se junta ao evento, bem como a inovação com a rodada de negócios e lançamentos de livros acontecem tanto no Theatro 4 de Setembro, no Teatro da Estação, Teatro João Paulo II, Clube dos Diários e Praça Pedro II.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais