Cidadeverde.com

Diabetes exige cuidados específicos com os pés; veja quais

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

O diabetes causa dores e problemas específicos nos pés. Por isso, requer cuidados especiais. A chamada neuropatia diabética é a perda das funções dos nervos dos pés e causa falta de sensibilidade às dores.

Este talvez seja um dos problemas que mais preocupam os médicos, pois os pacientes perdem a noção de fraturas e contusões.

Assim, bolhas e feridas podem evoluir significativamente, o que deixa a porta aberta para infecções. Em quadros graves, o problema pode gerar mal-estar, febre e dificuldade em controlar o açúcar no sangue.

Cuidados

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados. É fundamental examinar os pés todos os dias. Além disso, mantenha-os limpos e secos, evitando ao máximo bolsas de água quente.

Outra prática necessária é o uso de hidratante diariamente. Aqui, atenção especial com calcanhar, planta e dorso. Aliás, corte as unhas retas. Se necessário, peça ajuda.

Use calçados confortáveis. Se possível, prefira aqueles produzidos especificamente para pessoas com a doença. Por fim, não esqueça das meias. As mais recomendadas são as de algodão.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais