Cidadeverde.com

Coluna de 25/03/2020


A piauiense Vitória Nery, que reside em Bloomsburg, na Pensilvânia (EUA), defende a posição de capitã do time de tênis universitário da Bloomsburg University. Além de tenista, Vitória é estudante de biologia, química e pré-medicina. Mesmo diante da pandemia de coronavírus, Vitória finalizará os cursos online até maio e continuará o processo de ingressão em uma faculdade de Medicina nos Estados Unidos. Porém, a carreira de tenista da jovem de 23 anos não terminará por aí!

 

Solidariedade 
Nas horas mais difíceis, a solidariedade aflora e revela belos exemplos de cooperação mútua. Tem sido assim agora, também, durante a pandemia do coronavírus. Várias entidades, profissionais liberais, empresas e artistas estão se mobilizando para tentar minimizar os problemas e sofrimentos causados pela pandemia do coronavírus.

Doações 
A Universidade Federal do Piauí e o grupo Pense Piauí criaram uma rede de apoio à Fadex. O objetivo é arrecadar doações para custear um plano de ação organizado pela sociedade civil e ajudar no combate ao novo coronavírus. Os recursos serão destinados à produção de máscaras, aventais, álcool 70% e para a aquisição de matéria-prima para a produção de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde e materiais de consumo para laboratórios. Outra ação a ser realizada é a produção e veiculação de campanhas para carro de som e internet. Quem quiser colaborar, pode doar qualquer valor por meio do Banco do Brasil, agência 3791-5 e conta corrente 10250-4 - Fadex Pense Piauí.

Empresários 
Em outra frente, um grupo de grandes empresários está comprando cotas no valor unitário de R$ 2.500,00. As doações servirão para adquirir respiradores para os hospitais de Teresina e outras cidades. A artista plástica Kalina Rameiro parou a produção do ateliê e está confeccionando máscaras para enviar para a Anvisa e para o Ceir. A  mesma ação também vem sendo feita pela empresária Andressa Area Leão. A fábrica Guadalajara, do Grupo Claudino, está com as máquinas trabalhando a pleno vapor na confecção de máscaras. Uma produção em larga escala que vem sendo feita de maneira silenciosa e ágil, mas eficaz na contribuição para o controle da doença e evitar maiores danos ao nosso Estado. 

 


Um vídeo que emociona e vale mais que mil palavras: o jornalista Marcelo Magno mostrando que recupera-se bem da Covid-19. O registro do jornalista ao lado de grupo de médicos e enfermeiros da UTI na qual está internado é, certamente, um das melhores imagens que veremos hoje. Esperança e fé, sempre! 

 

Covid na Realeza
O coronavírus chegou à realeza britânica. O teste do príncipe Charles deu positivo para a Covid-19, conforme informou a Clarence House, residência oficial do príncipe em Londres. De acordo com o comunicado, Charles, de 71 anos, apresenta apenas os sintomas leves da doença. A esposa Camila também fez o teste, mas não está com o vírus. A Clarence House informou que o casal está em isolamento e que o príncipe tem trabalhado em casa nos últimos dias.

Covid no Forró 
O cantor Xand Avião anunciou ontem (24) que ele e a esposa, Izabelle Timóteo, foram infectados pelo coronavírus. A esposa foi a primeira a ser diagnosticada com a Covid-19. O cantor disse que Izabelle sentiu primeiro os sintomas ainda no domingo, dia 15. Todos da família fizeram os testes na segunda (16), mas apenas o casal testou positivo. Em videos no Instagram, Xand elogiou o esforço das autoridades para que ninguém saia de casa. "A gente só quer pedir a vocês que fiquem em casa para não transmitir", disse o artista, que já está com pelo menos 10 dias isolados.

 


A arquiteta e designer Marinna Dias está produzindo jalecos para doar para a Anvisa. A primeira produção da profissional foi muito bem sucedida. Parabéns pela iniciativa!

 

Negativo para Covid
O prefeito Firmino Filho testou negativo para o novo coronavírus. Na medida do possível, até porque está à frente de toda a capital, o prefeito tem seguido as medidas de isolamento social. No sábado, após sentir-se febril e apresentar tosse, Firmino decidiu fazer o exame. No domingo recebeu o resultado, que testou negativo. Que bom!

Pronunciamento 
Por falar no prefeito Firmino Filho, o duro pronunciamento que ele fez ontem e divulgou por meio das redes sociais e do WhatsApp repercutiu muito bem. Mesmo com um tom bastante firme, o discurso foi bem recebido pelos teresinenses que entendem que o distanciamento social é a única forma de evitar um colapso na saúde da nossa cidade.

 


O advogado Pedro Portela é um dos aniversariantes desta quarta-feira. A ele, nossos desejos de muita saúde, paz e sucesso. No registro, Pedro ao lado da esposa Liana Portela 

 

Hospital da Polícia Militar 
Em tempos de Coronavírus, muitos hospitais piauienses estão com escassez e falta de equipamentos de proteção individual em seus estoques para a proteção dos profissionais que estão na linha de frente. Um dos centros de saúde que está usando as redes sociais para pedir doações é o Hospital da Polícia Militar do Piauí- HPM-PI. No post, são solicitadas máscaras cirúrgicas e N95 ou PFF2, óculos de proteção individual, protetor facial, toucas, além de botas e aventais impermeáveis. Telefones para doações: (86) 9 9994-0814, (86) 9 9987-1490 e (86) 9 9917-4197. Veja mais aqui!

É big!
A quarta é de parabéns para Janaína Sousa, Pedro Portela Filho, Thaís Santos Carvalho, Jose Gil Barbosa Júnior, Menandro Pedro, Rebecca Nievinski, Kirla Pontes, Raul Júnior, Rondinele Santos, Paula Moreira, Leandro Milú e Denise Almeida Martins.

 


Os jornalistas Herbert Henrique e Manuela Avena durante o recente jogo do River contra o Vitória da Bahia, pela Copa do Nordeste. Manuela é a única mulher que trabalha como narradora de futebol do Brasil e é funcionária TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador

 

60 anos? Em casa! 
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina está organizando um sistema de trabalho para que os médicos com mais de 60 anos passem a atender a população por telefone, tirando dúvidas e dando orientações de como agir nesse período de pandemia do novo coronavírus. Os médicos atuarão de acordo com suas atribuições, especialmente nos serviços essenciais definidos nos decretos municipais mais recentes. Os dirigentes, servidores técnicos e administrativos que não se enquadram no grupo de risco e não estão envolvidos diretamente no enfrentamento à pandemia também terão condições especiais de trabalho. 

 


Hoje é o aniversário de Raul Vasconcelos Júnior, que recebe o carinho dos inúmeros amigos como a empresária Alexsandra Diniz

 

Crise Aérea
Com a crise provocada pelo coronavírus, as companhias aéreas começaram a reduzir ao mínimo necessário os voos pelo país. Depois de discussões entre governo, Anac e empresas, ficou definido que haverá ao menos um voo diário de ida e outro de volta entre as capitais. A Gol foi a primeira a anunciar, nesta terça-feira (24), que fará somente 50 voos diários entre o aeroporto internacional de São Paulo e as 26 capitais brasileiras. As novas rotas começam a partir de sábado (28) e vão vigorar até o início de maio.

Crise Aérea II
Na Azul serão somente 70 voos diários para 25 cidades. O plano passa a vigorar a partir desta quarta-feira (25) e se estendem até o final de abril. A Latam ainda não divulgou suas novas rotas, mas também deve anunciá-las em breve. Diferentemente de outros países, que fecharam o espaço aéreo, o governo brasileiro quer manter o mínimo de voos para garantir a circulação de profissionais de saúde e o abastecimento das cidades, especialmente com medicamentos e equipamentos médicos.

 

 

Vacina 
A partir desta quarta-feira (25), a Campanha de Vacinação contra Influenza/Gripe está suspensa em Teresina em decorrência do desabastecimento de doses por parte do Ministério da Saúde. O Governo Federal é responsável pelo envio das vacinas ao Governo do Estado do Piauí, que, por sua vez, encaminha para Teresina.

Suspensão temporária 
A Fundação Municipal de Saúde esclarece à população que a suspensão das vacinas é temporária e que está aguardando a reposição para abastecimento nos postos. Em Teresina, foram aplicadas 65 mil doses de vacina contra gripe em idosos e trabalhadores de saúde, somente nos dois primeiros dias da Campanha deste ano. “Devido à grande procura, o município não tem mais doses. Quando recebermos nova remessa, iremos divulgar amplamente na imprensa e nas redes sociais, para que a população alvo se dirija aos postos”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: