Cidadeverde.com

Guarda Municipal interdita grande rede de lojas em Teresina; mil já foram fechadas

Foto: Guarda Municipal

As Lojas Americanas tiveram três de suas filiais de Teresina interditadas no final da manhã desta terça-feira (31). As lojas estavam descumprindo, segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), o decreto da Prefeitura de Teresina que determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais. As lojas foram interditadas pela Guarda Municipal. O Cidadeverde.com não conseguiu contato com representantes das lojas.

Segundo a Semcaspi, foram fechadas as unidades localizadas nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Dom Severino, ambas na zona Leste, e a loja do Centro de Teresina. “A interdição é a medida mais enérgica nessa situação. O serviço prestado pela loja não se enquadra como essencial”, disse a prefeitura em nota.

Segundo o secretário Samuel Silveira, da Semcaspi, as lojas haviam sido notificadas anteriormente. "A Guarda Municipal já havia comparecido às lojas Americanas para notificar e agora foram interditadas as três lojas. É a medida mais enérgica para essa situação", explica.

O decreto municipal determina a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais, bem como as atividades da construção civil, com exceção apenas de alguns serviços essenciais. O decreto estabelece, ainda, que fica permitido o funcionamento de setores administrativos de alguns estabelecimentos, desde que seja realizado remoto e individualmente. Farmácias, supermercados e os serviços de saúde permanecerão abertos, assim como os deliverys. Os postos de gasolina deverão funcionar das 7h às 19h, com a suspensão do funcionamento das lojas de conveniência localizadas nesses locais. A intenção é manter todos que podem estar em casa durante esse momento de calamidade seguros das várias e fáceis formas de contágio pelo covid-19.

Foto: Roberta Aline


Equipe do Cidadeverde.com flagrou a loja do Centro aberta na manhã desta terça-feira, dia 31

Até que seja assinado um novo decreto revogando as medidas da quarentena em Teresina, o comércio no centro, shoppings e nos bairros devem permanecer fechadas. 

O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

Segundo a Prefeitura de Teresina, cerca de mil estabelecimentos, entre bares, restaurantes e lojas já foram fechados.

Lojas Americanas funcionam como supermercado, diz Associação

Segundo o presidente da Associação Piauiense de Supermercados, Raul Lopes, a prefeitura errou ao interditar as Lojas Americanas, pois a empresa se enquadra no ramo de supermercados, já que comercializa também alimentos.

“As Lojas Americanas pertencem ao Sindicado dos Supermercados. A atividade econômica dela sempre foi relacionada a supermercados. Ela é como se fosse uma loja de departamento, de alimentos, e está enquadrada dentro da convenção coletiva de supermercados. Há vários anos que as Lojas Americanas pertencem ao Sindicato dos Supermercados”, disse Raul Lopes.

O presidente disse que está tentando resolver a situação junto à Prefeitura de Teresina e pede cautela do município para evitar constrangimentos.

“As lojas só abriram porque sabiam que podiam abrir. Eles passaram um constrangimento frente aos seus clientes e população. Repito: eles não são lojistas e sim supermercado. Há mais de 15 anos elas funcionam assim, em razão de trabalhar com alimentação”, declarou.

“Eles seguem os menos horários e a mesmas funções de supermercados e mercearias. Isso foi uma precipitação muito grande da prefeitura. Estamos tentando resolver e conseguir a autorização para a reabertura das lojas”, finalizou Raul Lopes.

Hérlon Moraes (Com informações da PMT)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais