Cidadeverde.com

Bares e salões de beleza desrespeitam decreto e viram foco da Guarda Municipal

  • senador_marcelo_castro_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

A Guarda Municipal de Teresina já abordou mais de 1.600 estabelecimentos comerciais não essenciais que descumprem o decreto municipal de fechamento de comércio em decorrência da epidemia de Covid-19. Nesta quinta-feira (2), o Cidadeverde.com acompanhou o trabalho de uma equipe de fiscalização na zona Sul e flagrou, em menos de dez minutos, cinco estabelecimentos no bairro Promorar descumprindo a medida.

Somente em um trecho de menos de 30 metros, cinco estabelecimentos foram abordados na Avenida Ulisses Guimarães. Em um outro trecho, foi flagrada aglomeração próxima a uma agência lotérica que funciona em um posto de combustíveis.

De acordo com a Guarda, os pontos comerciais que mais insistem em permanecer abertos são bares, metalúrgicas, estofarias, salões de beleza e lojas de confecção. Apenas na manhã de hoje, 17 estabelecimentos foram abordados pelos guardas municipais apenas na zona Sul. 

“A nossa orientação inicial é educativa. Pedimos para que o proprietário feche o estabelecimento. Apresentamos o decreto e explicamos os riscos que a abertura traz para o proprietário e para os clientes”, informou o guarda César Sousa.

Um dos estabelecimentos na Avenida Ullisses Guimarães que estava aberto era o do ferreiro Francisco de Assis. Ele afirmou aos guardas ter ciência do decreto municipal. “Eu sei que não posso abrir, vim só pegar uma peça, acabei de chegar”, respondeu. 

A poucos metros do ferreiro, uma loja de confecções de peças íntima aberta com caixas de som funcionando do lado de fora. Com a vitrine aberta, os proprietários não abriram a porta para os guardas municipais.

“Nesse caso a gente registra o nome do estabelecimento e o endereço e envia para SDU da zona, no caso, a Superintendência da zona Sul para que ela faça a autuação”, informou a guarda municipal Karla de Almeida.

Outras equipes de guardas trabalham nas demais regiões da cidade. O não cumprimento do decreto pode gerar multa e até cassação do alvará do estabelecimento que desrespeitar a medida. 

Desde o início das fiscalizações, a Guarda Municipal já fechou mais de 1.630 estabelecimentos comerciais que não se enquadram nos setores de alimentação e saúde, os únicos com permissão para funcionarem normalmente. É o caso das três filiais de uma grande rede de lojas e de uma fábrica de cervejas.

Como denunciar

A população pode e deve cooperar denunciando o descumprimento dessas medidas. O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

Apoio da PM

A Guarda Municipal, a Polícia Militar e os fiscais das quatro Superintendências Municipais de Desenvolvimento Urbano iniciam, a partir desta sexta-feira (03), operações conjuntas de fiscalização do cumprimento do decreto de isolamento social e funcionamento dos setores econômicos em Teresina durante a quarentena. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais