Cidadeverde.com

Infectologista defende que isolar apenas grupo de risco é "tolice"

Foto: Roberta Aline

Continuando uma série de conversas que tem feito com especialista em saúde,  prefeito Firmino Filho questionou o  infectologista Carlos Henrique Nery Costa se o isolamento vertical  seria uma alternativa eficaz no combate ao novo coronavírus. O questionamento foi feito em live no Instagram neste sábado(4).

Ao prefeito, o médico defendeu a medida não tem fundamento. “É uma tolice que se fala pelo argumento econômico e não pela preservação da vida”, declarou.

O isolamento vertical funciona com o  isolamento apenas das pessoas que fazem parte do chamado “grupo de risco” para a Covid-19. Neste grupo estão idosos, gestantes, pacientes com  diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. 

“Isso não funcionaria porque essas pessoas depois teriam contato com outras pessoas que não integram o grupo de risco, mas que podem contrair a doença”, observou.
Carlos Henrique Nery Costa defendeu ainda as medidas restritivas, como o fechamento de estabelecimentos, que vêm sendo adotadas tanto pela Prefeitura de Teresina, quanto pelo Governo do Estado. Isso porque as estimativas apontam que, hoje, apenas 20% dos infectados apresentem os sintomas.

Ainda segundo infectologista, o isolamento social é capaz de reduzir o tamanho do expoente de contaminação. Hoje, uma pessoa chega a transmitir a doença para, no mínimo duas pessoas. 

“O esforço de fazer a contenção das pessoas é para reduzir o expoente. Todo esforço, por menor que seja, é altamente eficiente”, pontua, destacando ainda que as fake news também são grandes empecilhos para o combate a doença.

O prefeito Firmino Filho tem realizado diversas participações com especialistas em suas redes sociais para debater os efeitos do novo coronavírus na capital. Além de Carlos Henrique Nery Costa, nomes como o do médico Marcelo Martins, cardiologista e diretor de práticas médicas do Hospital São Marcos, Paulo Márcio, professor de cardiologia da UFPI e presidente da Associação Piauiense de Medicina, dentro outros especialistas. 

Foto:PMT

 “A gente está consultando quem entende para entender essa doença e como ela age, para que a gente possa adotar as medidas cabíveis para conter o avanço dela na nossa cidade”, reforçou o prefeito.

Mais cedo o prefeito comentou o  índice de isolamento social do teresinense e disse que o número ainda é baixo. 

“O índice de isolamento seguro para não termos grandes perdas é de no mínimo 73%. Em Teresina, temos alcançado 53%. Esperar as piores notícias pra começar a levar a sério o maior problema que já enfrentamos é uma escolha muito perigosa. Nesse final de semana, fique em casa!”, pede o prefeito.

Izabella Pimentel
Com informações da PMT

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais