Cidadeverde.com

UFPI disponibiliza informações sobre a Covid-19 em Libras; veja vídeos

A comunidade surda em geral pode ter acesso a informações sobre o coronavírus e a Covid-19 em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenação Geral dos Curso de Letras-Libras, produziu vídeos informativos sobre a doença. 

Na opinião da professora Adila Araújo, coordenadora do curso, os surdos normalmente enfrentam grandes dificuldades para se comunicar nesse tipo de circunstância.

“O site possui vídeos relacionados à prevenção, dúvidas em relação ao coronavírus. Estes vídeos possuem uma abrangência maior, pois qualquer pessoa pode acessar, qualquer surdo de toda parte do país tem acesso, tendo em vista que, nas notícias da televisão, em comunicados da prefeitura e do governo do estado não tem janela de Libras, muito menos uma legenda. Então, estes cidadãos surdos estão completamente aquém daquela informação prontamente. Cabe a nós, membros da comunidade surda e pessoas conscientes desse papel que a língua tem de informar, fazer essa tradução e possibilitar este acesso direto à informação na primeira língua”, explica.

A elaboração dos vídeos contou com a participação de profissionais da Coordenação de Libras, da equipe de intérpretes de Libras e do Laboratório de Edição de Vídeo da UFPI.

Confira aqui todos os vídeos em libras 

Valmir Macêdo (com informações da UFPI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais